content

Ricardo Amorim conduz Aula Ao Vivo FIA ONLINE de novembro

O professor convidado da aula ao vivo de novembro foi Ricardo Amorim, economista mais influente do Brasil e uma das 100 pessoas mais influentes do país segundo a Revista Forbes. Além disso, é cofundador da Smartrips, da AAA Inovação e da Mentoria Ricardo Amorim.

 

Economia do Futuro é construída a partir de educação de primeira. Assim, Ricardo Amorim deu início à sexta edição da Aula Ao Vivo FIA ONLINE. No Brasil, a diferença salarial entre quem tem formação além do Ensino Superior e quem não é enorme, refletindo na forma como os brasileiros dão mais valor à educação do que em qualquer outro lugar no mundo.

 

Para explicar a realidade brasileira, o economista com mais de 20 anos de experiência no mercado global usou a Lei da Oferta e da Procura, modelo que descreve a variação de preços e a busca por estabilizar a procura e a oferta de um determinado bem ou serviço.

 

Nesse sentido, disse que atualmente a oferta de profissionais bem qualificados é muito menor em comparação aos pouco qualificados, impactando no primeiro grupo ser mais bem remunerado que o segundo. “A má distribuição de renda é sinônimo para má oferta de oportunidades”, resumiu o convidado.

 

Aposta no Long life learning

Empresas e profissionais se viram obrigados a reinventar modelos de negócios e carreiras durante a pandemia, que entre março e maio de 2020 tirou cerca de 2 milhões de empregos formais. O período de crise reforçou a necessidade das pessoas em se manterem atualizadas para acolher novos comportamentos da sociedade.

 

“Quando existe mudança constante, você precisa estar continuamente aprendendo”, disse Ricardo Amorim, completando que a característica do futuro da economia está na qualificação contínua e que atenda às novas demandas em transformação digital, tecnologia e inovação em todas os setores do mercado. “O novo normal é a transformação acelerada e o valor da educação aumenta.”

 

Para finalizar, Ricardo Amorim aconselhou alunos FIA Online e convidados da aula ao vivo: “Mantenham-se preparados o tempo inteiro. Estudem, estudem, estudem”. Afinal, caso contrário, haverá dificuldades maiores para quem não incorporar essa cultura.

 

Três indicações de livros por Ricardo Amorim

Presente na aula ao vivo, o diretor superintendente de Operações & Tecnologia na FIA, Eduardo Savarese Neto, pediu que Amorim deixasse seu TOP 3 livros para os alunos e convidados. Confira a seleção do influenciador latino-americano mais seguido no LinkedIn e Top Voice Influencer do LinkedIn no Brasil desde 2016:

 

1. The Most Important Thing: Uncommon Sense for the Thoughtful Investor, de Howard Marks

2. Factfulness: O hábito libertador de só ter opiniões baseadas em fatos, de Hans Rosling

3. Surely You're Joking, Mr. Feynman!, de Richard P Feynman

Especialistas mais próximos de você

As aulas ao vivo são um conteúdo adicional além das disciplinas dos cursos de pós-graduação e MBA FIA Online. Os encontros mensais tem como objetivo unir alunos de todos os cursos, gerar networking e aprender com profissionais de destaque do mercado e da academia.

 

Em 2021, outras lives de grande impacto foram realizadas. Veja alguns insights das aulas de:

 

Encontro exclusivo para alunos FIA ONLINE, o próximo será em 08 de dezembro, às 19h, com Joel Souza Dutra, especialista em Administração de Recursos Humanos, atuando com gestão por competências, carreiras, gestão de pessoas, e desenvolvimento de lideranças.

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!