content

As lições de FHC sobre Educação, Gestão e Liderança

Para alcançar posições de destaque é preciso ter resiliência, muita dedicação e, sobretudo, determinação para vencer desafios e obstáculos.

 

Sem dúvida, a jornada da liderança exige muita preparação. Pensando nisso, a FIA Online preparou uma aula ao vivo exclusiva para seus alunos com a presença de um convidado ilustre e especialista no assunto: o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

 

Acadêmico renomado, FHC é sociólogo e cientista social. Ocupou por dois mandatos, entre os anos de 1995 e 2003, a maior posição de liderança do país e conduziu o Brasil a um novo patamar econômico e social.

 

Durante a aula, o ex-presidente relembrou momentos importantes da sua trajetória e compartilhou com os mais de 1900 alunos presentes no evento, ensinamentos valiosos sobre educação, gestão e liderança. Confira os principais insights.

 

Lições de FHC sobre Educação, Gestão e Liderança

“Tudo na vida requer alguém com iniciativa e alguém que siga essa iniciativa. (...) Não se aprende a comandar apenas na escola, se aprende a comandar na vida também. A gestão não é algo que se possa treinar, até porque existem diferentes formas de gestão.” - FHC iniciou a aula pontuando ensinamentos sobre Gestão.

 

 

“Uma das coisas mais importantes da vida é a capacidade de se comunicar. Transmitir ao outro um sinal e ele receber a mensagem que você está emitindo. O líder é aquele que, ao transmitir um sinal, sente que o outro adere e segue a mensagem passada. Ninguém nasce um líder, você constrói a liderança pouco a pouco, com experiência.” - Aqui, o ex-presidente reforça a importância da comunicação na construção de uma boa liderança.

 

 

“Não basta ter razão, é preciso falar com o coração. Não adianta falar apenas de maneira cerebrina, você precisa ter o sentimento também. Perceber o outro como um ser humano é importante.” - Nessa fala, FHC destaca a importância de comunicar com emoção e compreender o outro em todas as suas nuances. 

 

 

“(...) Eu procuro sempre entender o outro. Acredito que isso é muito importante na vida. E se você deseja ser um líder, um gestor, capaz de ser exemplo para os outros, você precisa entender quem é o outro a quem você está se dirigindo. (...) O líder não é aquele que sabe, mas sim aquele que consegue tocar as pessoas.” - FHC ressalta a importância da empatia na hora de liderar.

 

 

“Você não será capaz de liderar ou gerir se não tiver uma boa formação. Você precisa entender certas áreas e assuntos para desempenhar essas funções. (...) É muito importante você estar em uma instituição que te acolha. Um local que fale a sua língua.” - O ex-presidente destaca a importância de uma boa formação na construção da liderança.

 

 

A aula de Fernando Henrique Cardoso ainda contou com um pequeno bate-papo, onde o ex-presidente respondeu às perguntas dos alunos. 

 

Assista às aulas ao vivo com exclusividade

Você pode ver as aulas do seu curso na FIA Online quando quiser, nos dias e horários de sua preferência. Afinal, elas ficam disponíveis na plataforma até o fim do curso. Mas além das aulas e conteúdos, há uma aula ao vivo por mês com objetivo de unir alunos de todos os cursos, gerar networking e aprender com profissionais de destaque do mercado e da academia.

 

Essas aulas ao vivo, ao contrário das demais, só podem ser vistas no momento em que ocorrem e a participação é opcional. Os eventos ao vivo da FIA Online permitem que você faça networking convidando colegas, gestores, líderes, conhecidos e parceiros profissionais. 

 

Confira a agenda de aulas:

 

08/06, às 19h | Bernardinho

07/07, às 19h | Rachel Maia

04/08, às 19h | Mario Sergio Cortella

 

Aproveite e conheça os cursos de uma das melhores Escolas de Negócios do país. Matricule-se e faça parte de uma comunidade que reúne os profissionais mais disputados do mercado.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!