5 prioridades para líderes de RH em 2024
Estudo da Gartner mapeou cinco grandes desafios, que devem estar no centro da estratégia do setor. Confira quais são.
Os profissionais que atuam na área de Recursos Humanos têm vivido uma transformação intensa nos últimos anos. Junto de incertezas econômicas e geopolíticas, o avanço de processos de digitalização e a adoção de ferramentas de inteligência artificial, entre outras inovações tecnológicas, contribuem para impulsionar novas práticas de gestão, focadas, principalmente, na busca por agilidade, eficiência e resultados.
Uma pesquisa da consultoria Gartner ouviu 500 líderes de RH atuantes em diversos setores, em 40 países, a fim de identificar os principais obstáculos, tendências e desafios da área em 2024. Continue a leitura e descubra quais são eles.
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1. Desenvolvimento de líderes e gestores
O desenvolvimento de líderes e gestores ainda é o “calcanhar de Aquiles” de muitas organizações. Entre as empresas participantes, mais da metade busca apoiar gestores através de melhores programas de desenvolvimento de competências, novas ferramentas e tecnologias para aumentar a produtividade e programas de bem-estar mais robustos.
Apesar dos esforços e investimentos, metade dos colaboradores não se mostram confiantes na capacidade do gestor para conduzir equipes ao sucesso nos próximos dois anos. De acordo com o estudo, 75% dos líderes de RH percebem seus gerentes sobrecarregados com o aumento de responsabilidades profissionais e 73% deles acreditam que os gestores da organização não estão prontos para liderar a mudança.
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2. Cultura organizacional
A conexão dos funcionários com a cultura pode estar comprometida pelo trabalho híbrido. É o que entendem 41% das lideranças, segundo o relatório. Além disso, 47% não sabe como conduzir as práticas organizacionais para alcançar a cultura desejada. Na análise da Gartner, a experiência de cultura tradicional vem sendo impactada pela redução de interações pessoais, do tempo nos escritórios, entre outros fatores. E para fortalecer a cultura organizacional em um mundo híbrido, os líderes devem trabalhar de forma deliberada para alinhar e conectar os funcionários a ela.
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3. Tecnologia de RH
Na corrida por maior agilidade e flexibilidade para enfrentar mudanças constantes, os líderes de RH devem gerenciar um ambiente cada vez mais complexo e tecnológico. Mesmo diante do entusiasmo crescente em torno do uso da inteligência artificial para aumentar a produtividade, ainda há dúvidas sobre quanto ao preparo do setor de RH para implementá-la.
Conforme o estudo da Gartner, 56% dos líderes acreditam que as soluções de tecnologia e estratégias utilizadas por suas companhias não estão alinhadas às necessidades atuais e futuras do negócio. Somado a isso, o cenário econômico amplia a urgência por abraçar inovações que apoiem uma estratégia de recursos humanos mais flexível.
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4. Gestão da mudança
Adaptabilidade e gerenciamento de mudanças também são desafios comuns entre os líderes de RH. O volume e o ritmo da mudança têm sobrecarregado funcionários, gerando fadiga e podendo comprometer o bem-estar e a produtividade dos profissionais. Nesse contexto, apenas 8% dos líderes de recursos humanos se dizem confiantes em um plano para gerenciar essa questão ativamente.
Ainda assim, essa deve ser uma prioridade do setor de RH, visto que a “fadiga da mudança” pode resultar em:
- Queda de 42% na intenção de permanecer;
- Redução de 17% na contribuição empresarial;
- Níveis de confiança 30% mais baixos;
- Desempenho sustentável 27% menor;
- Capacidade de resposta 27% menor.
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5. Gestão de carreira e mobilidade interna
À medida que as organizações reforçam a importância de se adaptarem no mundo dos negócios em constante mudança, o plano de carreira torna-se menos estruturados. Entre os líderes ouvidos pela Gartner, 89% acreditam que os planos de carreira em suas organizações não são claros para muitos funcionários e 66% concordam que os caminhos dentro de suas organizações não são convincentes para muitos funcionários.
Projetar carreiras que proporcionem crescimento e estejam alinhadas às necessidades do negócio, bem como aos interesses e habilidades dos funcionários, é crucial para construir experiências de trabalho realmente engajadoras.
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