content

Liderança: Os principais insights de Bernardinho

“A liderança não é um cargo, mas um processo. A partir do momento que você as inspira, as provoca, você conquista as pessoas. E conquista a posição de líder.” A fala é de ninguém mais, ninguém menos que um dos maiores líderes esportivos do país, o ex-técnico da seleção brasileira de vôlei, Bernardinho.

 

O treinador e um dos maiores campeões da história do esporte, foi o terceiro convidado do circuito de aulas ao vivo organizado com exclusividade para os alunos da FIA Online. A cada mês, grandes lideranças nacionais e internacionais são convidadas a falar sobre temas contemporâneos, ligados à gestão e liderança.

 

Acumulando mais de trinta títulos em sua trajetória, Bernardinho é um verdadeiro exemplo quando o assunto é liderança e trabalho em equipe. Durante a aula, o treinador pontuou momentos importantes da sua carreira e compartilhou lições poderosas sobre liderança e motivação de equipes.

 

“Você motiva quem tem a chama. O líder tem que ser o oxigênio”. Para Bernardinho, a motivação é um dos principais combustíveis da liderança e ter paixão pelo que faz é essencial. Hoje em dia, a excelência é um alvo móvel e o patamar está cada vez mais elevado. Para o treinador, o lifelong learning - aprendizado permanente e contínuo é a solução. E sendo técnico de gerações diferentes no vôlei, Bernardinho pode viver isso na prática.

 

Em outro ponto alto da aula, Bernardinho reflete sobre a missão de cada líder. “A minha missão é desenvolver pessoas. Física, técnica e emocionalmente.” Para ele, o legado faz parte desse desenvolvimento. Liderar através do exemplo e valorizar todas as funções dentro da equipe é uma das chaves para o sucesso de um time. 

 

Conheça os princípios fundamentais da liderança, de acordo com Bernardinho:

 

Guardião de Valores

Um líder preserva seus princípios, valores e não negocia aquilo que é realmente importante. Manter valores e propósitos em comum, alinhados, é fundamental.

 

Integridade (é a base de tudo)

Segundo uma pesquisa de Harvard entre C-levels, cerca de 67% deles associam grandes líderes à ética e moral elevadas. A carreira é um “infinite game”, não uma vitória curta.

 

Time em primeiro lugar

A causa, a instituição vem primeiro. É o que une e agrega todos. Em 2002, no mundial, seriam distribuídos prêmios individuais. Bernardinho propôs que os premiados dividissem o prêmio entre a equipe. Essa prática se tornou recorrente na seleção.

 

Treinamento Extremo

A única coisa que podemos controlar é o quanto de energia e dedicação colocamos. Líderes instigam inconformismo, a busca por melhorias. Uma paranoia positiva na busca de aprimoramento e crescimento. 

 

Humildade

Manter a humildade é essencial. Um líder precisa ouvir os outros com empatia. Aprender com os próprios erros, mantendo o foco. Auto responsabilização, assumir os erros e evoluir a partir deles são as chaves para o sucesso de um líder.

 

Disciplina e Resiliência

Conseguir fazer aquilo que não estamos dispostos a fazer, porque é preciso. Saber dizer não às coisas certas e sim a um propósito maior. Manter o foco na realização da meta e saber lidar com “nãos” de forma resiliente.

 

Para encerrar: lições sobre planejamento, erros e recomeços

No comando da seleção masculina de vôlei, o planejamento foi fundamental para Bernardinho. Depois de “chegar lá”, o treinador se deu conta que o mais difícil era “se manter lá”. 

 

O topo tem muitas armadilhas e é preciso estar preparado o tempo todo. “Pensem num momento em que vocês tenham aprendido muito. Provavelmente esse momento foi de desconforto. Não existe crescimento sem um sentimento de desafio.”

 

Resultados do passado só garantem uma coisa: expectativas maiores. À medida que você vence, as metas aumentam. Quanto mais tempo você permanece no topo, maior a exigência por consistência.

 

“Cometa novos erros.” Depois da prata em 2012 e a derrota na final de forma inesperada, lições foram aprendidas. No dia seguinte, Bernardinho não sabia o que dizer para mudar o sentimento do time e optou por estar lá com a sua equipe. Valorizar aquele momento, juntos. “Estou aqui com vocês. Lembrem-se, estejam lá”. 

 

Em alguns momentos é difícil saber o que dizer, mas é importante “estar lá.”

 

Conquiste a excelência profissional

As aulas ao vivo, além de apresentarem um conteúdo único, reúnem alunos de todos os cursos, proporcionando networking com contatos estratégicos.

 

Obtenha reconhecimento e seja disputado pelas melhores oportunidades do mercado. Matricule-se nos cursos de pós-graduação e MBA da FIA Online e garanta o seu lugar nas próximas aulas.

 

Confira o cronograma das próximas aulas.

 

  • Rachel Maia, Uma das 40 mulheres mais poderosas do Brasil segundo a Forbes
  • Ricardo Amorim, Economista mais influente do Brasil de acordo com a Forbes
  • Susanne Madsen, treinadora corporativa e consultora de liderança
  • Rafael Mayrink, CEO da Neil Patel Brasil
  • Joel Souza Dutra, especialista em carreiras, gestão de pessoas e lideranças
  • Entre para a elite do mercado e eleve sua liderança a um novo patamar em uma das mais conceituadas Escolas de Negócios do mundo, a FIA Online. 

 

Entre para a elite do mercado com a FIA Online. Matricule-se

 

DEIXE UM COMENTÁRIO