Social analytics pode ser decisivo na estratégia da Black Friday 2021
CEO da Desbrava Data, plataforma SaaS que usa data science e inteligência artificial para monitorar marcas, Paulo Pereira dá 5 dicas para aumentar o faturamento nesse período.
Em menos de um mês acontece a Black Friday, ação promocional que normalmente visa a atrair clientes por meio de descontos atrativos. Uma das datas mais aguardadas pelos consumidores. Sendo assim, empresas se preparam para dar início à estratégia de vendas. E, aliás, é no planejamento que o sucesso da sua campanha pode ser definido.
O social analytics é uma das estratégias que pode ser uma grande aliada para aumentar as vendas. Isso porque sua base está na análise de dados a partir das redes sociais, identificando determinados padrões por meio de dados sociais.
Ou seja, permite às empresas que elas conheçam melhor seu público e tomem decisões baseadas em informações mais precisas. Dessa forma, se bem analisados, os dados podem gerar insights valiosos à Black Friday.
Os resultados que podem ser obtidos com social analytics
Afinal, com uma estratégia de social analytics bem estruturada você identifica informações sobre o perfil do público e persona, a quantidade de cliques que uma publicação e qual foi mais assertiva para levar ao site ou landing page, as visualizações e o alcance de um post. Além disso, pode mapear o sentimento médio dos usuários em relação a um conteúdo, e as menções positivas, negativas e neutras de uma marca por período específico.
Reunir esses dados em um relatório é fundamental para desenvolver ações de melhoria, manutenção e expansão de negócios. Veja alguns exemplos:
Aperfeiçoamento de persona para qualificar a produção de conteúdo de seus canais, captando e fidelizando seu público-alvo.
Otimização de anúncios através da segmentação estratégica. Ou seja, direcionamento com base no interesse de cada perfil, ampliando a chance de conversão de potenciais clientes.
Faça publicações orgânicas em dias e horários que seu público está nas redes sociais. Isso significa alcançar sua audiência com menos investimento.
Contrate e estabeleça parcerias com influenciadores e embaixadores de marca que realmente tenham conexão com seu negócio.
Descubra tendências, aplique-as em seu portfólio de produtos e serviços, e se mantenha à frente no mercado. A inovação é o oposto de ser obsoleto e os consumidores gostam de novidades.
5 dicas para aumentar o faturamento na Black Friday
CEO da Desbrava Data, plataforma SaaS que usa data science e inteligência artificial para monitorar marcas, Paulo Pereira dá 5 dicas para aumentar o faturamento nesse período:
1. Invista no Marketing de Influência
2. Tendências: aplique-as, mas monitore-as na mesma proporção
3. Saiba onde investir para impulsionar as vendas
4. Acompanhe a performance das páginas
5. Teste quantas vezes for necessário para evitar erros na Black Friday
Boas estratégias dependem de profissionais atentos às novas movimentações mercadológicas e dos consumidores. Invista na sua evolução e faça os negócios cresceram junto com você.
Conheça a FIA Online, uma das mais conceituadas e respeitadas Escolas de Negócios do mundo, e entenda por que nossos cursos de pós-graduação e MBA são o diferencial que o mercado exige e sua carreira precisa.
Você pode se interessar pelos cursos de pós-graduação:
- Gestão de Marketing Digital: Estratégia, Prática e Performance
- Marketing: Gestão, Estratégia e Geração de Valor