Embaixadores de marca: renovação de estratégia antiga de marketing
Por que investir em embaixadores de marca? Totalmente repaginada, a iniciativa de contrata-los serve para aperfeiçoar a comunicação e o relacionamento com os consumidores.
Ter uma celebridade dando o rosto para campanhas de grandes marcas é uma estratégia de marketing antiga. Inclusive, a lógica de associar importantes nomes do cinema, teatro e TV continua fazendo parte dos negócios, mas somamos a essa equação as personalidades da internet.
Antes, garotas-propagandas protagonizavam comerciais de TV e publicidades nas revistas e outdoors. Hoje, uma generosa fatia do orçamento publicitário que era destinada exclusivamente à mídia offline está nas mãos do digital.
Afinal, com o passar dos anos, o comportamento dos consumidores mudou, gerando uma revolução no relacionamento das marcas com seus públicos-alvo. A internet trouxe vantagens e desafios para serem enfrentados, como a disputa mais justa por concorrência.
Agora, a estratégia que vem conquistando muitas empresas é a contratação dos chamados embaixadores de marcas ou influenciadores. Uma iniciativa que vai muito além de um #publi, eles emprestam sua reputação, valores e ações para um contrato prolongado para estabelecer uma relação mais próxima entre marca e público.
Em suma, os brand ambassador são pessoas contratadas para representar determinadas marcas, com o intuito de fidelizar, captar, converter e fortalecer a relação entre clientes e empresas. Acima de tudo, precisam ter conexão real com os produtos e serviços que estão oferecendo.
Não é só divulgar, é representar
Uma das mais disputadas de 2021 é Juliette Freire, vencedora e uma das mais populares participantes da edição deste ano do Big Brother Brasil. A advogada e maquiadora se tornou embaixadora de marcas em diversos segmentos, como Avon, Americanas, Globoplay, L’Occitane, Havaianas e C&A.
Além da reputação de Juliette agregar positivamente aos negócios, fortalecendo a relação de clientes antigos, as marcas estão de olho em seu público no Instagram. Na rede social, o perfil da paraibana tem mais de 32 milhões de seguidores.
Quando uma marca decide investir em um embaixador, não basta fazer publicações nas redes sociais. É fundamental que o escolhido tenha valores compatíveis com os da marca, proporcionando ainda mais empatia, confiança e identificação entre o público-alvo.
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