Nike, Gucci e Balenciaga embarcam no metaverso
O metaverso está longe de ficar restrito à Meta, ex-Facebook de Mark Zuckerberg. Executivo de tecnologia anunciou recentemente investimento bilhonário nesse novo universo.
Atentas à grande tendência do momento, as prestigiadas marcas Nike, Gucci e Balenciaga também deram os primeiros passos, preparando-se para oportunidades de inserção de itens virtuais dentro de ambientes digitais.
Recentemente, a Nike entrou com pedido para registro de patente para utilização da marca em ativos virtuais. Ou seja, a empresa está protegendo sua marca na categoria “bens virtuais para download”, do Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos.
Outro caso é da grife italiana Gucci. A marca de luxo realizou a venda do modelo de uma bolsa por mais de R$ 20 mil no game Roblox. Um montante muito superior ao produto comercializado fisicamente nas boutiques. A negociação ocorreu no Jardim Gucci, uma experiência dentro do jogo que recria o espaço físico localizado em Florença, na Itália.
Já a marca espanhola Balenciaga, pertencente ao Grupo Gucci desde 2001, desenvolveu uma collab com a gigante Epic Games para levar itens de sua coleção de alta-costura aos jogadores do Fortnite. As roupas, acessórios e ferramentas estão disponíveis na loja do jogo eletrônico, com algumas peças disponíveis fora do ambiente virtual.
Movimentos de inovação como esse de Mark Zuckerberg demonstram o ritmo acelerado das transformações não apenas em um setor, mas em todo ecossistema de negócios mundial. Saiba mais sobre as tecnologias que deverão ascender junto ao metaverso.
Seja protagonista no ecossistema de inovação
A transformação digital é um movimento contínuo de inovação, e esse processo está diretamente ligado ao comportamento humano que está em constante mudança. Dessa forma, um dos principais desafios a ser enfrentado dentro deste ecossistema é a implementação da cultura digital nos negócios, guiando desde as operações até o produto final.
Conforme o estudo Profissões Emergentes da Era Digital, há um défit de quase 700 mil profissionais, em um prazo de 10 anos, em áreas que exigem domínio de ferramentas digitais. Por isso, desenvolver o mindset digital é fundamental em tempos de Indústria 4.0.
Invista na sua formação na FIA Online, uma das mais conceituadas Escolas de Negócios do mundo, onde você estabelece parcerias e conexões transformadoras. Destaque-se e faça a diferença no mercado com nossos cursos de pós-graduação e MBA.