content

O que é Metodologia Ágil e seus benefícios no trabalho

A Metodologia Ágil torna a gestão de projetos mais rápida e barata, e costuma ser mais bem-sucedida do que as abordagens convencionais. Entenda o por quê.

 

Considerada um modelo alternativo à gestão de projetos tradicional, a Metodologia Ágil visa a aperfeiçoar o processo de desenvolvimento de um produto ou serviço, tendo como objetivo final a realização de entregas com rapidez de acordo com as necessidades do cliente.

 

Assim como o desenvolvimento de softwares é uma atividade complexa e exige bastante conhecimento técnico, a concepção da Metodologia Ágil não seria diferente. Isso porque sua criação foi planejada com base nas necessidades dos desenvolvedores de software.

 

Manifesto Ágil: 12 princípios e 4 fundamentos-chave

 

O que se conhece hoje por Metodologias Ágeis está descrito no Manifesto Ágil para Desenvolvimento de Software. Assinado em 2001, em Utah, nos EUA, o material foi construído por 17 desenvolvedores que testavam abordagens diferentes, mas com fundamentos iguais.

 

Em suma, defendem o planejamento adaptativo, times multidisciplinares e com autonomia, melhoria contínua e o desenvolvimento evolucionário. Então, conheça os 4 fundamentos-chave desse documento:

  1. 1) Indivíduos e interações acima de processos e ferramentas
  2. 2) Software funcionando acima de documentação abrangente
  3. 3) Colaboração com o consumidor/cliente acima de negociação de contratos
  4. 4) Resposta às transformações/mudanças, mais do que seguir um plano

 

Além disso, o Manifesto é comporto por 12 princípios, com o intuito de otimizar o trabalho das equipes e aumentar os resultados gerados para o cliente. Veja:

 

  • 1) Ter como prioridade a satisfação do cliente por meio de entregas de valor contínuas e rápidas.

  • 2) Ser receptivo a alterações nos requisitos em qualquer fase do processo. Aliás, ambientes mutáveis são empregados em toda etapa do projeto para entregar ao cliente vantagem competitiva.

  • 3) Realizar entregas frequentes (do produto ou serviço) no menor período de tempo possível;

  • 4) Manter a colaboração das partes envolvidas em todo o projeto, diariamente;

  • 5) Fornecer o ambiente, as ferramentas e o suporte necessários aos indivíduos do projeto, além de acreditar neles para realizar as atividades.

  • 6) Estimular a comunicação pessoal, que transmite as informações necessárias ao time de colaboradores, sendo o meio mais eficiente. Nesse ponto, atenção especial para reuniões presenciais, consideradas mais eficazes para o sucesso do projeto.

  • 7) Um produto final de trabalho corresponde à medida final do êxito. No caso da tecnologia, a medida primária de progresso consiste no software em funcionamento.

  • 8) Os profissionais envolvidos no processo precisam manter um ritmo constante, de modo indefinido, pois fluxos ágeis estimulam um desenvolvimento sustentável. Da mesma maneira, o desenvolvimento sustentável é feito por intermédio de processos ágeis, por meio dos quais as partes interessadas conseguem manter um ritmo contínuo e cíclico.

  • 9) Manter atenção frequente à excelência de design e técnica eleva ou aprimora a agilidade.

  • 10) Eliminar o máximo de esforços que não geram valor ao produto, pois a simplicidade é fundamental.

  • 11) Equipes auto-organizáveis propiciam os melhores designs e arquiteturas, além de atenderem aos requisitos do projeto.

  • 12) Por meio de intervalos regulares, o time de colaboradores do projeto reflete sobre como melhorar a sua eficiência e eficácia para otimizar o seu comportamento.

 

Exemplos e vantagens de Métodos Ágeis na Gestão de Projetos

Além de garantir a eficácia no desenvolvimento e gerenciamento de projetos, apresentam vantagens importante aos negócios e profissionais envolvidos. Tais como flexibilidade e produtividade, maior envolvimento de equipes e comunicação do início ao fim do projeto, evitando ambiguidades.

 

Inclusive, fique por dentro das principais metodologias ágeis encontradas no mercado: Kanban, Scrum, Lean, Dynamic Systems Development Method (DSDM) ou RAF, Feature-driven Development (FDD), Adaptive Software Development (ASD) e Scaled Agile Framework (SAF).

 

Com o mercado cada vez mais competitivo, as organizações estão a procura de profissionais que dominem novas técnicas e abordagens que as diferenciem da concorrência. Descubra na pós-graduação Gestão de Projetos, ou demais cursos da FIA Online, como agregar valor, agilidade e inovação aos negócios e clientes. Torne-se o especialista que o universo corporativo deseja.

 

Amplie sua rede de contatos, aperfeiçoe suas competências e desenvolva novas habilidades com FIA Online. Matricule-se em uma das mais conceituadas Escolas de Negócios do mundo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!