content

6 erros para evitar se você quer empreender e liderar

Empreender, seja em um negócio próprio ou dentro de uma organização já consolidada, é um caminho repleto de desafios, onde se destacam aqueles com capacidade de liderar. 

 

Ou seja, por mais que empreender e liderar sejam habilidades distintas, cada vez mais, elas convergem no mercado de trabalho.

 

Para estar preparado, é interessante analisar cases de sucesso, atitudes que trouxeram resultados positivos, mas também conhecer as ações que devem ser evitadas.

 

Pensando nisso, listamos alguns dos erros mais comuns que você deve evitar para empreender e liderar com sucesso. Confira abaixo.

 

1. Não planejar, nem fazer testes

 

Para alcançar o sucesso, todo projeto ou iniciativa requer planejamento, que considere recursos financeiros, prazos e pessoas. Sem isso, torna-se mais difícil manter o foco e obter bons resultados. Com um bom planejamento estratégico, é possível antecipar problemas e traçar caminhos, reduzindo o impacto na equipe e nos negócios.

 

Além de prever questões orçamentárias e capacidade de receita, é importante validar o modelo de negócio. Se você consegue gerar receita a curto prazo através de testes, significa que existe demanda e campo para o crescimento da empresa. Portanto, antes de investir com tudo, valide um ou mais produtos junto ao mercado.

 

Você também pode se interessar pelo artigo 6 biografias que vão inspirar sua liderança e empreendedorismo.

 

2. Falta de conhecimento do mercado

 

Não conhecer o suficiente o mercado no qual pretende atuar é outro erro comum ao empreender, e responsável por muitos fracassos também. Por isso, muitos empreendedores investem em áreas na qual já possuem experiência. O conhecimento aprofundado adquirido em vivências anteriores permite identificar especificidades do nicho e, até mesmo, gerar novas oportunidades.

 

Isso não significa que você não possa empreender em um novo setor, no qual ainda não tem experiência. Porém, saiba que será necessária dedicação extra para gerar valor e diferenciação frente aos seus concorrentes.

 

3. Contratar da forma errada

 

Contar com a equipe ideal é um passo importante para ter sucesso ao empreender e liderar. Isso significa que você precisará contar com profissionais com habilidades e perfis complementares, muitas vezes, com conhecimento em nível de especialista.

 

E aqui está uma das maiores armadilhas que um novo líder e empreendedor pode cair: o medo de contratar profissionais melhores que você. Quanto mais qualificada é a sua equipe, maior será o potencial de crescimento do seu negócio. Portanto, liberte-se dessa mentalidade.

 

Conheça também os 9 Princípios de Liderança, de Dale Carnegie.

 

4. Apegar-se ao produto

 

Empresas bem-sucedidas são capazes de oferecer soluções para grandes problemas do mercado. Porém, nem sempre a resposta está no produto que você tem em mente. É preciso compreender origem, desafios e variáveis atrelados ao problema.

 

Por vezes, isso pode levar ao redesenho completo do seu produto para, assim, garantir que ele atenda adequadamente à demanda do público. Portanto, apaixone-se pelo problema e não pela solução.

 

5. Não saber ouvir

 

Para exercer a liderança, é essencial estabelecer uma comunicação eficiente, o que pressupõe, acima de tudo, saber ouvir os sócios, parceiros e colaboradores.

 

Na era da colaboração, um gestor que não pratica a escuta ativa pode ser visto como autoritário e não confiável, comprometendo o engajamento e o desempenho da equipe. Além disso, perde a chance de ampliar a visão estratégica, bem como oportunidades de inovar.

 

Leia mais o artigo Susanne Madsen revela porque os projetos estratégicos falham.

 

6. Não aprender com os erros

 

Lidar com os erros é um dos principais desafios de líderes e empreendedores. Entre as atitudes que você deve evitar, está focar no erro ou não admitir que errou. Dessa forma, acaba não utilizando a situação para melhorar, transformando-a em experiência. Isso pode levar à desmotivação, a investimentos desperdiçados e à ruína do negócio.

Aprenda a empreender e liderar com quem é referência no mercado

Comece hoje uma nova jornada de desenvolvimento em sua carreira. Desenvolva-se com a experiência de profissionais que são ou já foram líderes nas principais empresas do Brasil e exterior.

 

Conheça as pós-graduações e MBAs da FIA Online.

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!