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E-commerce sustentável: conceito e melhores práticas em lojas virtuais

Quando o assunto é agenda ESG, é possível ter um e-commerce alinhado a práticas sustentáveis?Continue a leitura, e descubra como as empresas estão trabalhando o tema.

 

O mercado compreende a importância da agenda ESG aos negócios. Isso porque melhores práticas ambientais, sociais e de governança geram valor – tanto de reputação como em lucratividade. De acordo com relatório da Bloomberg, esse mercado globalmente está estimado em US$ 30 trilhões, e a projeção é chegar a US$ 53 trilhões até 2025.

 

Por isso, empresas nacionais e multinacionais passaram a incluir em suas estratégias ações voltadas às causas ambientais, como a C&A e seu compromisso com a moda circular. Ela se tornou a primeira empresa varejista de moda da América a lançar produtos feitos no Brasil com a Certificação Cradle to Cradle (C2C).

 

Mas e quando diz respeito às lojas virtuais, é possível aplicar práticas sustentáveis? A resposta é sim. Inclusive, o tema está em destaque no mercado brasileiro, no qual muitos empresários e investidores estão de olho nos benefícios ao meio ambiente e para os negócios.

 

E-commerce sustentável nada mais é que um modelo de negócio virtual que adota medidas ecológicas para preservação do meio ambiente, além de minimizar os impactos negativos gerados pelo consumo desenfreado e pela geração de poluentes.

 

A partir desse entendimento, o próximo passo transformar seu e-commerce é avaliar os impactos reais do seu negócio. Afinal, sem clareza fica inviável repensar maus hábitos e promover as mudanças necessárias, dificultando na elaboração de melhores práticas.

 

Tornar sustentável é considerar todas as etapas do seu e-commerce, desde os processos internos aos externos, quando o cliente recebe o produto ou serviço que você e sua empresa oferecem. Veja alguns aspectos a serem observados:

 

Embalagens. A empresa de coleta norte-americana Republic Services identificou um aumento de 25% nas coletas de resíduos feitos em residências. Um acréscimo que é resultado do novo comportamento dos consumidores motivado pela pandemia, o de comprar virtualmente. Consequentemente, há maior quantidade de embalagens descartadas. Assim, a melhor alternativa é optar por materiais reciclados, biodegradáveis ou reutilizáveis para não agredir o meio ambiente.

 

Logística e Frete neutro. Um dos pilares para vendas é, ao mesmo tempo, o maior desafio ambiental das lojas virtuais. A logística pode ser responsável pela emissão em excesso de gás carbônico (CO2) que contribui para a aceleração do processo de mudanças climáticas. É nesse sentido que o Frete neutro surge como uma solução, visto que é um processo de compensação de carbono por meio da compra de créditos de carbono que apoia financeiramente projetos ambientais e sociais brasileiros certificados.

 

Divulgue relatórios sobre suas metas alcançadas em ESG. As pessoas valorizam e se sentem estimuladas com boas práticas. Estabeleça metas ambientais, sociais e de governança, torne-as públicas e comunique ao mercado quando elas forem atingidas. É uma forma de mostrar na prática o engajamento real de uma empresa com um tema de extrema relevância e impacto na sociedade.

ESG: pré-requisito, não mais um diferencial nos negócios

A temática da economia sustentável já está presente em muitas cartas de CEOs e executivos do mercado, incentivando que outros líderes incorporem modelos de negócio que se apropriem da pauta ESG.

 

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