content

Conheça os 10 negócios com cultura empresarial inclusiva

No clima dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, no Japão, destacamos 10 negócios que apresentam cultura empresarial inclusiva, mostrando que equidade deve ir além do esporte.

 

A 16ª edição dos Jogos Paralímpicos teve início essa semana em Tóquio, no Japão. Apesar da estreia ter sido em 1960, com ex-soldados com sequelas em decorrência dos combates na Segunda Guerra Mundial, o Brasil só começou a participar em 1972.

 

Desde então, nas Paralimpíadas, o país soma 301 medalhas na competição, sendo 87 delas de ouros. Além disso, permanece entre as 10 primeiras posições no ranking de países nos últimos anos. E tudo isso faz com que o Brasil seja considerado uma potência paralímpica.

 

Entretanto, a receptividade do esporte ainda não é a mesma encontrada no mercado de trabalho.

 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45 milhões de habitantes são portadores de alguma deficiência, mas menos de 1% das vagas formais são ocupadas por eles.

 

Embora os números sejam baixos, grandes empresas brasileiras trabalham para tornar seus ambientes mais inclusivos, não somente com a contratação de profissionais com deficiência, mas pela implementação de uma cultura que abrace, de fato, todos os colaboradores com necessidades especiais.

 

Conheça as 10 melhores empresas para portadores de deficiência trabalharem, conforme Great Place to Work 2021:

Accenture, do Brasil
Banco Bradesco S.A.
Bristol Myers Squibb
Central Ailos
Cit
Dell Technologies
EY
IBM Brasil
Itaú Unibanco
Takeda Distribuidora

 

“Essas empresas têm um número maior de PCDs no quadro de funcionários. Mas, mais do que isso, o que faz a diferença é a cultura de diversidade e inclusão. Não é algo pontual, apenas para cumprir metas e cotas", explica Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do GPTW no Brasil.

 

5 práticas para se inspirar nas 10 melhores empresas para PcD

O que faz de uma empresa a melhor para se trabalhar? Para profissionais com deficiência, conforme o levantamento feito pelo Great Place to Work, oportunidade de crescimento, qualidade de vida e alinhamento de valores, além de remuneração e estabilidade, são as razões pelas quais permanecem nessas organizações.

 

Conheça as 5 práticas das 10 das melhores empresas para profissionais com deficiência trabalharem, de acordo com o GPTW 2021:

 

  1. 1) Treinamento das lideranças a respeito de questões relacionadas à inclusão, à diversidade e ao viés inconsciente.
  2. 2) Grupos de afinidades ou porta-vozes encarregados na abordagem e apresentação de questões prioritárias.
  3. 3) Investimento constante em acessibilidade tecnológica, de móveis e infraestrutura.
  4. 4) Diálogo e relacionamento sólido com empresas especializadas, ONGs e parceiros para contratação de pessoas com deficiência.
  5. 5) Políticas de contratação e comunicação reforçando o posicionamento da empresa em relação às práticas e à cultura de diversidade e inclusão.

 

Muitos líderes ainda são resistentes, mas a contratação desses profissionais é uma contribuição significativa para os negócios e para o desenvolvimento individual e coletivo. Afinal, as companhias com quadro de colaboradores mais diverso podem ter ganho de receita de 19%, segundo pesquisa da consultoria de Recursos Humanos Michael Page.

 

Além disso, leia o artigo "Jogos Olímpicos: as lições do esporte para o mundo corporativo".

 

Torne-se a liderança que o mercado precisa, sendo protagonista no processo de desenvolvimento de pessoas e equipes. Invista na sua formação em nível de pós-graduação, com professores que atuam como conselheiros e mentores dos principais projetos e grupos econômicos da América Latina.

 

Amplie sua rede de contatos, aperfeiçoe suas competências e desenvolva novas habilidades com FIA Online. Matricule-se em uma das mais conceituadas Escolas de Negócios do mundo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!