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Privacy by design, a privacidade de dados sob nova perspectiva

Com o desenvolvimento e a adoção de novas tecnologias baseadas em dados, privacidade e segurança devem se tornar pilares de qualquer negócio.

 

 

 

Somente no último trimestre de 2022, cerca de 52 milhões de violações de dados pessoais foram registradas, segundo relatório da consultoria Statista. O dado acende o alerta para empresas quanto à privacidade de dados.

 

Se no passado essa era a última questão a ser abordada no desenvolvimento de um projeto ou tecnologia, agora as empresas precisam incluir a proteção de dados em todo o ciclo de vida de um produto.

 

No Brasil, a necessidade de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), publicada em 2018, vem gerando um dos maiores impulsos que o mercado jurídico já viveu. E esse movimento não para por aí...

 

Quanto mais empresas avançam na incorporação de data analytics em seus modelos de negócios, mais cresce a responsabilidade corporativa sobre a proteção de dados pessoais.

 

Nesse contexto, o conceito de privacy by design ganha força no dia a dia de escritórios de advocacia e consultorias. Continue a leitura e entenda a importância dessa ferramenta.

 

O que é privacy by design?

 

O privacy by design é um conceito criado pela especialista em privacidade de dados e Phd Ann Cavoukiann, na década de 1990, mas está mais atual do que nunca.

 

Funciona como um framework que busca incorporar práticas para proteção à privacidade dados pessoais em cada etapa de desenvolvimento de um projeto, produto ou serviço.

 

O objetivo é garantir privacidade e permitir que as pessoas tenham controle sobre seus dados. Consequentemente, dá às organizações que o adotam uma vantagem competitiva.

 

Os 7 princípios do privacy by design

 

O privacy by design pode ser aplicado a todos os tipos de dados pessoais, mas, em especial, aos sensíveis, como informações médicas e financeiras.

 

Para compreender melhor, conheça os 7 princípios fundamentais do privacy by design.

 

1. Proativo, não reativo. Preventivo, não corretivo

 

Busca antecipar problemas e apresentar soluções que reduzam a possibilidade de quebra de privacidade. Ou seja, o privacy by design não tem o objetivo de solucionar violações de privacidade após o acontecimento.

 

Dessa forma, o conceito foca na prevenção e no constante monitoramento de riscos, e entrega ferramentas que eliminem os riscos identificados.

 

2. Privacidade como padrão (privacy by default)

 

Mesmo que o indivíduo não tome nenhuma ação, ele tem a garantia de que seus dados pessoais serão automaticamente protegidos em qualquer sistema de TI ou prática de negócio. Por padrão, essa garantia é construída junto ao sistema.

 

3. Privacidade incorporada ao design

 

Como a privacidade é incorporada desde o desenho e arquitetura, ela se torna um elemento integrante do sistema.

 

4. Funcionalidade plena

 

O usuário deve ter o poder de decidir sobre as configurações de privacidade sem que isso ocasione qualquer alteração na funcionalidade do produto ou serviço.

 

5. Segurança de ponta a ponta

 

A garantia de privacidade precisa prevalecer não só na configuração do produto ou serviço, mas em todo o seu ciclo de vida. Isso significa assegurar a proteção dos dados desde a coleta até a sua eliminação.

 

6. Visibilidade e transparência

 

As empresas devem assegurar a todas as partes interessadas que a tecnologia ou prática de negócio está operando em conformidade com as premissas e objetivos do privacy by design, garantindo a verificação independente, seja ela por usuários ou auditorias.

 

7. Respeito pela privacidade do usuário

 

Os interesses do usuário devem estar sempre em primeiro lugar, oferecendo fortes configurações de privacidade, informações claras e opções user-friendly.

 

 

Os sete princípios acima servem como norte para um trabalho que coloca a proteção da privacidade de dados dos usuários no centro.

 

No Brasil, embora a LGPD tenha entrado em vigor em 2021, muitas organizações ainda vivem um momento de adequação e realizam o mapeamento de gaps.

 

Mas o fato é que privacidade e segurança devem se tornar, em breve, pilares de qualquer negócio. E você pode ocupar um lugar de destaque nesse novo cenário.

 

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