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A estratégia da The Body Shop para se aproximar da Geração Z

 

Consciência social e preocupação com questões ambientais são características comuns aos jovens da Geração Z. Conheça as ações da The Body Shop para se conectar a esses novos líderes.

 

Jovens, com posicionamentos bem definidos, poder de voz e conscientes dos problemas sociais, climáticos e ambientais do mundo, eles são capazes de influenciar não só amigos e semelhantes, mas também pais, familiares e demais pessoas de faixas etárias mais maduras. Os novos líderes da Geração Z estão em ascensão e uma das personalidades que melhor a representa é Greta Thunberg. 

 

Em 2018, a adolescente ganhou a atenção do mundo com apenas 15 anos, ao protestar próximo ao parlamento sueco, exigindo ações para combater às mudanças climáticas e mobilizando a comunidade local e da região a defender a causa. Logo, a iniciativa de Greta tornou-se o marco inicial de um movimento global. 

 

Trata-se de um perfil que desafia marcas a levarem seus posicionamentos do discurso para a ação. E a The Body Shop não quer decepcionar. Conheça, a seguir, algumas das ações realizadas pela marca para se aproximar dos jovens da Geração Z. 

Pesquisa de público 

A fim de entender melhor o que move essa geração, a The Body Shop produziu uma pesquisa em parceria com o Escritório da ONU para a Juventude. Os dados divulgados, pela FastCompany, mostraram que adolescentes entre 15 e 17 anos são 4,5 vezes mais propensos a ocupar uma posição de liderança comunitária do que adultos.  

 

Ainda de acordo com o levantamento, jovens entre 15 e 23 anos são quatro vezes mais dispostos a participarem de protestos. A mudança climática é um dos problemas de maior relevância no mundo para 31% desse público, seguida de pobreza global e saúde.  

 

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Mapeamento de riscos 

Diante de jovens com crenças e causas estabelecidas, as marcas que não forem capazes de alinhar discurso e ação podem ter que lidar com o boicote, prática comum dentro da chamada “cultura do cancelamento”. 

 

No Brasil, 25% dos brasileiros entre 15 e 17 anos e 20% dos adultos já deixaram de comprar alguma marca por motivos éticos. Entre esses dois públicos, 25% declararam que assinaram alguma petição envolvendo causas políticas. 

  

Materialização da estratégia e ação 

Propósito claro e transparência são elementos-chave para se aproximar da Geração Z. Por isso, a The Body Shop vem trabalhando para transmitir de forma efetiva suas mensagens e crenças, que incluem a defesa da igualdade, da justiça social e ambiental. 

 

Traduzindo esse posicionamento em ação, em maio, a The Body Shop se uniu a uma campanha que incentiva jovens a emitirem o título de eleitor. Aqueles que visitaram as lojas da rede puderam utilizar tablets disponíveis para acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral e solicitar o documento, além de contar com apoio de uma equipe de facilitadores. 

 

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E para evitar qualquer conexão partidária, comum quando se trata de temas políticos, a marca esclarece que não é seu papel dizer em quem votar. O objetivo da campanha é estimular os jovens a usarem sua voz e uma das razões para entrar na conversa sobre política é o entendimento que essas pessoas são capazes de promover mudanças significativas no mundo. 

 

Ações desse tipo fortalecem um movimento que a The Body Shop vinha realizando há alguns anos, em direção ao público com menos de 30 anos. Em alguns países, a campanha deve ir além. A marca pretende defender a renovação de leis para que jovens a partir de 16 anos tenham direito ao voto. Ao mesmo tempo, como negócio, assume o poder de gerar mudanças através da articulação com diferentes setores da sociedade. 

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