content

Negócios 2022: 5 tendências sociais e econômicas segundo Fjord Trends

Realizado pela consultoria Accenture Interactive, a 15ª edição do Fjord Trends foi apresentada no South by Southwest) (SXSW) deste ano, um dos mais importantes eventos de tecnologia, arte e economia criativa do mundo.

 

O estudo em profundidade revelou tendências sociais e econômicas que devem impactar o universo dos negócios ao longo de 2022. Mas as cinco tendências mapeadas têm algo em comum: responder às mudanças que estão ocorrendo nas diferentes áreas de relacionamento humano, conforme o diretor da pesquisa, Nick De La Mare. Chegou a hora de construir relações positivas para as pessoas, as empresas e para o planeta.

 

Veja quais são as cinco tendências do Fjord Trends 2022:

 

1. Venha do jeito que você é

As pessoas estão pensando de maneira diferente sobre o protagonismo que têm sobre suas próprias vidas, apoiadas por novas oportunidades como a economia informal. O aumento do individualismo e da independência tem implicações marcantes para as organizações, os relacionamentos com talentos e os consumidores-criadores. As empresas devem ter isso em mente ao definir sua proposta de valor para atrair e reter talentos.

 

2. O fim da mentalidade da abundância?

Aqueles que sempre puderam contar com a disponibilidade e a conveniência das coisas que desejam, precisam repensar. Escassez, indisponibilidade, atrasos na distribuição, leis de austeridade e fatores de sustentabilidade estão promovendo um movimento "nature-positive" e uma abordagem mais ponderada em relação ao consumo.

 

3. A próxima fronteira

O metaverso mostra um potencial além das suas raízes nos games para oferecer às pessoas e marcas um novo lugar para interagir, criar, consumir e ganhar dinheiro. Embora ainda não esteja claro, ele tem os ingredientes para uma nova evolução cultural. O sucesso dependerá do entendimento das marcas sobre seus clientes neste novo mundo.

 

4. Isso é verdadeiro

Fazer perguntas e obter respostas imediatas se tornou parte da vida cotidiana, mas as pessoas estão duvidando cada vez mais das respostas que recebem. Juntamente com a proliferação de canais e de fontes, este é um desafio de design e de negócios. Aqueles que o encararem, ganharão confiança e vantagem competitiva.

 

5. Manuseie com cuidado

O desejo de cuidar é uma característica intrinsecamente humana, mas que hoje está mais visível, valorizada e discutida. Independentemente de sua ligação com a saúde, as organizações devem definir como vão incorporar o cuidado às suas práticas e ofertas.

 

Leia também o artigo: As 5 disfunções de equipe que bloqueiam a excelência.

Negócios do futuro com visão do presente

Estar atento às tendências de mercado pode contribuir para o sucesso ou fracasso de uma empresa. Mais que sobreviver, você quer existir e ser visto em um mercado de constantes mudanças.

 

Assuma seu papel frente aos novos desafios, tornando-se um especialista essencial para o crescimento dos negócios. A FIA Online, uma das mais conceituadas Escolas de Negócios do mundo, ajuda você a ser esse profissional.

 

Conheça nosso portfólio completo de cursos de pós-graduação e MBA. Este é o último mês para se matricular com 30% OFF. Aproveite.

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Subscreva aqui!