content

Descubra as 5 disfunções de equipe que bloqueiam a excelência

Você sabe identificar os problemas que impedem o crescimento e a coesão das pessoas como equipes nas organizações? Se não, continue a leitura deste artigo para compreender esse cenário.

 

Com os avanços em tecnologia e mudança de mindset relacionado às novas formas de trabalho remoto, impulsionados pela pandemia de COVID-19, é cada vez mais comum que as equipes sejam compostas por profissionais com experiência e localidade diversas. Algo que acontecia anteriormente, mas se acentuou nos últimos anos.

 

A agenda da diversidade traz à tona, sem dúvidas, a necessidade de fazer as diferenças dialogarem, mas principalmente fazer as pessoas crescerem juntas. Ao observar a dificuldade de líderes para desenvolver seus times, Patrick Lencioni reuniu em seu livro, The Five Dysfunctions of a Team, as tendências do comportamento humano que prejudicam o trabalho em equipe.

 

Saiba quais são as 5 disfunções mapeadas por Lencioni, ampliando sua visão para aperfeiçoar as relações no cenário corporativo que você está inserido.

 

CONFIANÇA

Nenhuma equipe sobrevive sem confiança, respeito e honestidade. Se os profissionais sentem que estão vulneráveis ​​a ameaças, críticas e manipulação quando na presença de seus pares há algo de errado que merece sua atenção.

 

É da natureza humana preferir ambientes em que haja segurança psicológica e física, pois é sinônimo de sobrevivência. Ou seja, as pessoas prosperam, e consequentemente os negócios em que elas estejam envolvidas, em cenários que garantem conforto e proteção de ameaças. Isso significa, portanto, que qualquer cenário contrário é desfavorável ao desenvolvimento no nível ideal.

 

CONFLITOS

Ter uma vida sem conflitos a qualquer custo é um desejo para boa parte das pessoas. Mas a preferência pela manutenção de boas relações interpessoais pode significar que focos de conflito e tensão sejam evitados, ou pior, sufocados.

 

Aqui, cabe diferenciar um debate saudável que pode refletir em decisões assertivas e alcançar melhores resultados daquela que apenas fomenta sentimentos ruins no lugar de ideias. Mas para que as pessoas expressem aquilo que pensam é fundamental ter um canal aberto.

 

COMPROMETIMENTO

Confiança é um dos elementos-chaves para se conseguir o comprometimento da equipe. Inclusive, ninguém se envolve com o que não respeita. Além disso, as pessoas tendem a apoiar aquilo que acreditam genuinamente, e confiam em quem admiram.

 

Equipes de excelência são compostas por indivíduos cujos objetivos pessoais e do time andam harmoniozamente. Caso contrário, não funcionará.

 

RESPONSABILIDADE

É fato, os profissionais precisam se comprometer individualmente para o atingimento de metas estabelecidas em grupo. Isso quer dizer ter uma participação pessoal e proativa no sucesso de tarefas ou projeto, sentindo-se individual e coletivamente proprietário daquilo que estiver envolvido.

 

FOCO NOS RESULTADOS

Por último, os resultados para a equipe devem estar à frente das necessidades pessoais. Nesse contexto, posturas inadequadas, objetivos e status pessoais não devem se sobrepor aos objetivos comuns da equipe. Ou seja, as ações que contribuem para o sucesso do time é que devem estar no foco, bem como devem ser recompensadas.

 

Continue aprendendo, leia também o artigo Multiplicador ou diminuidor, e conheça a definição de Liz Wiseman para dois perfis de liderança, e seus impactos nas empresas.

Tenha as competências que o mercado exige de você

Aperfeiçoe-se enquanto líder a partir de uma metodologia exclusiva de networking e a experiência de profissionais que atuam como conselheiros e mentores dos principais projetos e grupos econômicos da América Latina.

 

Inicie um curso de pós-graduação ou MBA em uma das melhores escolas de negócios do mundo, a FIA Online, e desenvolva sua melhor versão profissional. Conheça algumas opções:

 

 

Você pode conhecer nosso portfólio completo. Saiba mais.

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!