As práticas ESG vêm consolidando espaço nos mais diversos mercados. Conheça as metas e ações do festival The Town para ser mais sustentável.
A estreia do festival de música The Town em São Paulo, em setembro de 2023, marcou uma nova fase para os grandes eventos. Dividindo o palco com a música, a iniciativa colocou holofotes sobre o compromisso das organizações com a construção de um mundo mais sustentável.
O The Town já nasceu trazendo a pauta ambiental e social como aliadas. A edição 2022 do festival coirmão Rock In Rio gerou 378,9 toneladas de resíduos, de acordo com a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb).
Mas a Rock World, organizadora dos dois eventos, quer romper esse e outros ciclos. E para isso, a companhia, que já tem mais de duas décadas de atuação, estabeleceu metas e compromissos que devem ser atingidos até 2030.
Para promover o desenvolvimento sustentável e gerar impacto positivo para o planeta, a Rock World definiu algumas metas. Confira a seguir:
Para alcançar estes objetivos, a organizadora do The Town também mapeou uma série de ações a serem implementadas. Muitas delas já estão em curso, conforme o Plano de Sustentabilidade.
Conheça alguns projetos realizados pelo festival de música e seus parceiros, para gerar impacto positivo na sociedade e no planeta.
Para reduzir o impacto dos resíduos gerados na montagem da chamada Cidade da Música, construída no Autódromo de Interlagos, todo o aço utilizado na construção dos palcos será reutilizado e poderá ser transformado em outros produtos.
Estamos falando de cerca de 330 toneladas do material. Para se ter uma ideia, a quantidade é equivalente a utilizada em mais de 400 carros populares.
A iniciativa também colabora com o trabalho de cooperativas de reciclagem. Com mais de 70% de matéria-prima reciclável na composição, o processo de reciclagem do aço pode impactar a vida de mais de 1 milhão de trabalhadores.
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A organização envolveu parceiros e fornecedores nos esforços para reduzir a produção e gerir resíduos.
No The Town, os descartáveis de plástico foram proibidos, em uma ação alinhada pelas fabricantes de bebidas patrocinadoras do evento, Coca-Cola, Heineken e Redbull. Em substituição, copos retornáveis puderam ser utilizados pelos participantes.
Para suportar o projeto, um acordo com a Braskem possibilitou a estrutura para higienização dos copos. E como incentivo ao consumo consciente e engajar o público, quem passava pelo local também podia concorrer a brindes.
Já para apoiar o compromisso assumido com a segurança, uma parceria com o Instituto Desvelando Oris proporcionou atendimento a vítimas de violência no festival, além de capacitar funcionários do The Town com relação às leis e ao atendimento ao público.
O espaço disponibilizou orientação jurídica e atendimento psicológico por meio de uma equipe multidisciplinar.
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Para além dos muros do evento, a empresa também proporcionou conexões para uma iniciativa de transformação social.
O projeto Favela 3D uniu organizações como Gerando Falcões, Gerdau, Fundação Grupo Volkswagen e Vozes da Periferia, com o propósito de impactar 290 famílias da comunidade paulistana com reforça de casas e praças.
O Instituto Heineken, por sua vez, assumiu o compromisso de capacitar 60 moradores de favelas, em parceria com a CUFA (Central Única das Favelas).
A intenção é deixar um legado para a população em frentes fundamentais como habitação e educação.
Temas conectados à responsabilidade social, ambiental e governança (ESG) estão cada vez mais presentes na pauta estratégica das empresas, seja qual for o segmento de mercado.
Portanto, esteja preparado para ocupar um papel de destaque nesse cenário. Torne-se um especialista na construção e gestão da sustentabilidade corporativa.
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