content

ESG: entenda o conceito, seus princípios e impacto nos investimentos

A adoção de práticas ESG está entre as principais tendências do mundo dos negócios. Cada vez mais, espera-se que as organizações ampliem o olhar para os interesses dos seus stakeholders e não apenas dos seus shareholders. 

 

 

Segundo a edição 2022 da pesquisa Edelman Trust Barometer, 58% dos entrevistados declararam que compram ou defendem marcas considerando seus valores e crenças. Além disso, 60% escolhem um lugar para trabalhar e 80% investem com base em seus valores e crenças.

 

Ou seja, assumir papéis sociais torna-se cada vez mais urgente para as empresas. Nesse sentido, a agenda ESG tem sido adotada por grandes, médias e pequenas empresas, a fim de gerar impacto social e promover a inovação. 

O conceito ESG e seus princípios 

O termo ESG foi criado em 2005, por Kofi Annan, então secretário-geral da ONU. A sigla faz referência aos princípios Environmental, Social e Governance (em português, meio ambiente, social e governança corporativa).

 

O relatório Who Cares Wins, onde o termo circulou pela primeira vez, apresentava diretrizes e recomendações sobre como contemplar questões ambientais, sociais e de governança na gestão de ativos, serviços de corretagem de títulos e pesquisas relacionadas ao tema. À época, apenas 23 empresas concordaram em assinar o documento.

 

O conceito ganhou força a partir de 2019, quando a Declaração de Propósito do grupo Business Roundtable contabilizou assinaturas de 181 CEOs de grandes corporações. No texto, eles se comprometeram a adotar práticas a favor do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social corporativa. 

 

Confira, a seguir, alguns exemplos do que envolve cada um dos pilares ESG: 

 

Ambiental 

  • Proteção de recursos naturais 
  • Redução de emissões de gases de efeito estufa 
  • Gestão eficiente de matéria-prima 
  • Gestão sustentável de resíduos 

Social 

  • Respeito aos direitos humanos 
  • Promoção da diversidade de inclusão 
  • Melhoria nas condições de trabalho 
  • Combate a práticas análogas à escravidão e ao trabalho infantil  
  • Cuidado com saúde e segurança
 

Governança 

  • Garantia de independência do conselho 
  • Diversidade na composição do conselho
  • Gestão de riscos
  • Transparência 
  • Combate à corrupção 

Impacto do ESG nos investimentos 

Hoje, o ESG tornou-se altamente relevante para a tomada de decisão de investidores. Isso porque impacta diretamente a reputação das empresas e, consequentemente, seu potencial de atrair consumidores e gerar rentabilidade. 

 

Nas bolsas de valores, os agentes de mercado estão cada vez mais atentos e alinhados a pautas sociais e ambientais. Em agosto de 2022, a operadora da bolsa brasileira B3, por exemplo, tornou pública uma série de regras sobre representatividade em empresas listadas. 

 

Leia também Grazi Mendes: diversidade não é moda, diversidade é fato.

 

Uma delas prevê que as companhias tenham ao menos uma mulher e um integrante de comunidade minorizada na diretoria ou conselho de administração. A B3 considera comunidade minorizada pessoas autodeclaradas pretas ou pardas, integrantes da comunidade LGBTQIA+ ou pessoas com deficiência.

 

Para as companhias que descumprirem a regra, a B3 afirma que elas terão que explicar ao mercado a falta de diversidade nos cargos altos, conforme registrou a Forbes.

 

Atualmente, 60% das mais de 400 empresas listadas não têm nenhuma mulher na diretoria estatutária, e 37% não possuem participação feminina no conselho, segundo a operadora.

 

A B3 afirmou não ter dados amplos sobre raça e etnia. Porém, um levantamento com 73 companhias aponta que 79% delas afirmam ter entre zero e 11% de pessoas negras em cargos de diretoria. 

 

Você também pode se interessar pelo artigo O que é preciso para se tornar profissional de ESG?

 

Esteja preparado para liderar negócios sustentáveis

O mundo do empreendedorismo e da inovação precisa de profissionais capacitados para conduzir negócios rumo à transformação e à geração de impacto. Na FIA Online, você encontra o curso e a formação ideais, que preparam você para uma gestão conectada às demandas da atualidade.

 

É o caso da Pós-graduação em ESG - Gestão Responsável, que proporciona uma verdadeira imersão nos principais conceitos e ferramentas utilizados para construir e gerenciar a sustentabilidade corporativa. 

 

Amplie sua atuação, desenvolva seu networking e crie novas oportunidades de negócio com uma das mais conceituadas Escolas de Negócios do mundo. Conheça nosso portfólio. 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!