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The Town: a sustentabilidade sobe ao palco

As práticas ESG vêm consolidando espaço nos mais diversos mercados. Conheça as metas e ações do festival The Town para ser mais sustentável.

 

 

A estreia do festival de música The Town em São Paulo, em setembro de 2023, marcou uma nova fase para os grandes eventos. Dividindo o palco com a música, a iniciativa colocou holofotes sobre o compromisso das organizações com a construção de um mundo mais sustentável.

 

O The Town já nasceu trazendo a pauta ambiental e social como aliadas. A edição 2022 do festival coirmão Rock In Rio gerou 378,9 toneladas de resíduos, de acordo com a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb).

 

Mas a Rock World, organizadora dos dois eventos, quer romper esse e outros ciclos. E para isso, a companhia, que já tem mais de duas décadas de atuação, estabeleceu metas e compromissos que devem ser atingidos até 2030.

 

Plano de sustentabilidade

 

Para promover o desenvolvimento sustentável e gerar impacto positivo para o planeta, a Rock World definiu algumas metas. Confira a seguir:

 

  • Formar 100 mil pessoas;
  • Garantir eventos 100% inclusivos, diversos e acessíveis;
  • Envolver 100% dos stakeholders na política de sustentabilidade;
  • Reutilizar, reciclar e valorizar 100% dos resíduos;
  • Oferecer 50% de oferta de alimentação saudável e sustentável;
  • Garantir 100% de satisfação em relação à segurança do evento.

Para alcançar estes objetivos, a organizadora do The Town também mapeou uma série de ações a serem implementadas. Muitas delas já estão em curso, conforme o Plano de Sustentabilidade.

 

4 exemplos de iniciativas sustentáveis do festival The Town

 

Conheça alguns projetos realizados pelo festival de música e seus parceiros, para gerar impacto positivo na sociedade e no planeta.

 

- Reciclagem do aço

 

Para reduzir o impacto dos resíduos gerados na montagem da chamada Cidade da Música, construída no Autódromo de Interlagos, todo o aço utilizado na construção dos palcos será reutilizado e poderá ser transformado em outros produtos.

 

Estamos falando de cerca de 330 toneladas do material. Para se ter uma ideia, a quantidade é equivalente a utilizada em mais de 400 carros populares.

 

A iniciativa também colabora com o trabalho de cooperativas de reciclagem. Com mais de 70% de matéria-prima reciclável na composição, o processo de reciclagem do aço pode impactar a vida de mais de 1 milhão de trabalhadores.

 

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- Gestão de resíduos

 

A organização envolveu parceiros e fornecedores nos esforços para reduzir a produção e gerir resíduos.

 

No The Town, os descartáveis de plástico foram proibidos, em uma ação alinhada pelas fabricantes de bebidas patrocinadoras do evento, Coca-Cola, Heineken e Redbull. Em substituição, copos retornáveis puderam ser utilizados pelos participantes.

 

Para suportar o projeto, um acordo com a Braskem possibilitou a estrutura para higienização dos copos. E como incentivo ao consumo consciente e engajar o público, quem passava pelo local também podia concorrer a brindes.

 

- Suporte a vítimas de violência

 

Já para apoiar o compromisso assumido com a segurança, uma parceria com o Instituto Desvelando Oris proporcionou atendimento a vítimas de violência no festival, além de capacitar funcionários do The Town com relação às leis e ao atendimento ao público.

 

O espaço disponibilizou orientação jurídica e atendimento psicológico por meio de uma equipe multidisciplinar.

 

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- Transformação social

 

Para além dos muros do evento, a empresa também proporcionou conexões para uma iniciativa de transformação social.

 

O projeto Favela 3D uniu organizações como Gerando Falcões, Gerdau, Fundação Grupo Volkswagen e Vozes da Periferia, com o propósito de impactar 290 famílias da comunidade paulistana com reforça de casas e praças.

 

O Instituto Heineken, por sua vez, assumiu o compromisso de capacitar 60 moradores de favelas, em parceria com a CUFA (Central Única das Favelas).

 

A intenção é deixar um legado para a população em frentes fundamentais como habitação e educação.

 

Seja protagonista na revolução ESG

 

Temas conectados à responsabilidade social, ambiental e governança (ESG) estão cada vez mais presentes na pauta estratégica das empresas, seja qual for o segmento de mercado.

 

Portanto, esteja preparado para ocupar um papel de destaque nesse cenário. Torne-se um especialista na construção e gestão da sustentabilidade corporativa.

 

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