content

Green skills: transformação econômica exige novas habilidades

As habilidades verdes estão cada vez mais presentes na descrição de posições de trabalho – e não só daquelas conectadas à sustentabilidade.

 

 

 

As ofertas de emprego que exigem ao menos uma das chamadas green skills dispararam no último ano. De acordo com o relatório Global Green Skills 2023, elaborado pelo LinkedIn, a demanda por profissionais com essas características cresceu cerca de 23% ao longo de 2022.

 

Cada vez mais, os temas relacionados à sustentabilidade estão ditando a tomada de decisão nos negócios. Não é à toa que a transição verde esteve no centro das rodas de conversa na edição mais recente do Fórum Econômico Mundial, em Davos.

 

E para que o mundo avance em direção a uma economia mais verde, a visão sobre o trabalho, profissões e as habilidades para exercê-las estão passando por uma reorganização. Nesse contexto, a crescente demanda por green skills pode aumentar significativamente a empregabilidade daqueles que as possuem.

 

Afinal, o que são green skills?

 

Green skills ou habilidades verdes são termos usados para definir as competências necessárias para combater diretamente os efeitos da crise climática.

 

São alguns exemplos as habilidades relacionadas à preservação da água, a gestão da sustentabilidade ou eficiência energética, aquelas que ajudam a diminuir a poluição, preservar os recursos nacionais e mitigar o impacto do aquecimento global.

 

Green skills no mercado de trabalho

 

A demanda por trabalhadores com green skills está aumentando mais rapidamente do que a oferta, uma vez que o mundo vive uma profunda transformação. Para que se possa alcançar as metas da ONU para 2030 e 2050, será preciso colocar a economia em uma base mais sustentável.

 

Somente entre 2022 e 2023, a parcela de talentos verdes na força de trabalho aumentou, em média, 12,3% nos 48 países analisados no estudo. Já o número de vagas de emprego que requerem ao menos uma habilidade verde cresceu quase duas vezes mais rápido — por uma média de 22,4%.

 

Embora a parcela de talentos verdes também esteja em crescimento, apenas 1 em cada 8 profissionais possui green skills atualmente. Em outras palavras, 7 em cada 8 trabalhadores não trazem uma única habilidade verde em seus perfis.

 

Relacionar esses números nos revela que estamos diante de uma perspectiva de iminente escassez de habilidades.

 

Você também pode se interessar pelo artigo Sorvete ESG? O novo desafio da Unilever para ser mais sustentável

 

Onde as green skills são necessárias?

 

Vice-presidente de políticas públicas globais do LinkedIn, Sue Duke destacou, em entrevista ao Yahoo Finance Live, que as habilidades verdes não são apenas para empregos na área de sustentabilidade ou meio ambiente. Por trás da demanda acelerada por green skills estão posições como gerentes de logística, gerentes de facilities, profissionais de saúde e cientistas de dados.

 

"Qualquer habilidade que possa alavancar uma tecnologia que nos permita eliminar a poluição e preservar os recursos naturais é uma habilidade verde" - Sue Duke

 

Além disso, o LinkedIn analisou três setores considerados fundamentais para que o mundo atinja as metas de sustentabilidade: Produção de energia, Transporte e Finanças. O primeiro e o segundo são, respectivamente, as maiores fontes de emissões de carbono. Já o setor financeiro é apontado como um facilitador crítico para uma transformação necessária.

 

Seja parte da mudança

 

Adquirir green skills e identificar empresas onde elas são necessárias devem ser os próximos passos para os profissionais que desejam ocupar posições de destaque no mercado de trabalho.

 

Esteja preparado para acelerar a transformação. Expanda suas possibilidades de carreira e negócios com a Pós-graduação em ESG - Gestão Responsável e desenvolva algumas das competências mais valorizadas pelas organizações.

 

Aprenda a aplicar conceitos e ferramentas ESG na construção e gestão da sustentabilidade corporativa, com a flexibilidade do digital e a metodologia de ensino exclusiva da FIA Online.

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!