content

Sustentabilidade no centro do negócio: a Mercur prova que é possível

Entenda como a Mercur faz uma gestão baseada em valores socioambientais e humanos.

 

A agenda ESG tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas. Mas, para a Mercur, esse tema é trabalhado há anos.

 

A empresa, que atua na área de educação e saúde, fabricando derivados de borracha, tem concentrado a sua gestão em um modelo de negócio que procura reduzir os impactos ambientais dando atenção também às necessidades sociais.

 

Segundo informações divulgadas pela empresa, desde 2009 é realizado um inventário de emissões de gases causadores do efeito estufa (GEE), com finalidade de reduzir os lançamentos e compensar o que ainda não pode ser evitado. A partir disso, a companhia passou a ser reconhecida como uma empresa carbono neutro.

 

Ou seja, é através deste catálogo, que a instituição tem conhecimento que a maior emissão de GEE é gerada através do transporte, tanto por distribuição de produto, quanto de entrada da matéria-prima.

 

E foi a partir disso, que em 2015, 100% das transportadoras parceiras da empresa começaram a compensar as emissões geradas pelo transporte dos produtos. Dessa forma, pensando em reduzir as distâncias, a companhia optou por comprar materiais de fornecedores locais, contribuindo para aumentar a economia da região e reduzir as emissões de carbono.

 

Você também pode se interessar pelo artigo Empresas globais em colaboração pela mudança climática.

 

Além disso, em julho de 2021, a empresa começou a investir em uma usina solar própria, o projeto será executado em uma área de 2 hectares. A primeira fase vai gerar 1,18 MWp, por meio de 2.652 painéis fotovoltaicos, o que, segundo a empresa, será capaz de suprir cerca de 50% do seu uso de energia.

 

Priorizar insumos renováveis faz parte da cultura da Mercur

 

Pensando em gerar oportunidades para as comunidades que ajudam a manter a Floresta Amazônica viva, a empresa criou o projeto “Borracha Nativa”. O programa visa a reconstrução da cadeira sustentável da borracha e a promoção de condições sustentáveis de produção florestal.

 

“Quando compramos borracha natural de regiões extrativistas da Amazônia, estamos comprando muito mais que borracha: estamos possibilitando a remuneração por um serviço ambiental de conservação das florestas e biodiversidade prestado pelos povos tradicionais”, disse Jorge Hoelzel Neto, diretor da Mercur, em entrevista para à Draft.

 

Negócios sustentáveis são o futuro da economia

 

De acordo com um estudo realizado pela consultoria McKinsey, 70% dos consumidores estão dispostos a pagar um valor extra de 5% sobre produtos que não agridam o meio ambiente.

 

Por isso, prepare-se para tornar a sua gestão mais sustentável com a FIA Online, uma das mais conceituadas Escolas de Negócios do mundo, onde você estabelece parcerias e conexões transformadoras. Destaque-se e faça a diferença no mercado com nossos cursos de pós-graduação e MBA.

 

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!