Como será a Gestão de Pessoas do futuro?
Acelerada pela pandemia, a transformação digital afetou todos os departamentos de negócios e organizações, inclusive a área de Recursos Humanos.
Considerando apenas o cenário de distanciamento social e pós-pandêmico, a Gestão de Pessoas passa a ter ainda mais importância, além de uma nova visão sobre seu papel dentro das organizações.
Se antes era visto como um departamento administrativo, responsável pela contratação, demissão, pagamentos e regulamentador de leis, hoje precisa ampliar seus horizontes, trabalhando questões de saúde física e mental, motivação a distância, entre outros.
A partir de agora, o principal foco de muitos negócios é concentrar esforços na recuperação dos resultados não atingidos em 2020. Dessa forma, a Gestão de Pessoas deve incluir em seu escopo de trabalho pautas importantes, como a experiência do funcionário e a evolução para novos modelos de trabalho, por exemplo.
Mas isso não é algo ignorado pelos líderes dessa área. Ao contrário, 7 em cada 10 líderes na área de Gestão de Pessoas acreditam que seu cargo está precisando, urgentemente, de reinvenção, conforme o relatório “Acelerando a Jornada para o RH 3.0”, da IBM em parceria com Josh Bersin.
Esse estudo apontou pontos relevantes sobre o que o mercado exige de um profissional protagonista das transformações em RH. Assim, deixa claro os pilares de Gestão de Pessoas do futuro.
Conheça os pilares de Gestão de Pessoas do futuro
- 1) Experiência fortemente especializada;
- 2) Desenvolvimento de habilidades “core”;
- 3) Decisões baseada em dados distribuídos por Inteligência Artificial;
- 4) Práticas de trabalho ágil;
- 5) Transparência para a preservação da confiança.
Além disso, o relatório identificou que líderes 3.0 precisam basear sua liderança não apenas na performance, mas no comportamento. Descubra as atitudes do líder 3.0 em Gestão de Pessoas:
- Atuar como líder-coach, apostando no aperfeiçoamento constante dos liderados;
- Ser um líder que ouve mais do que fala;
- Aprendizado imersivo e experimental frequente;
- Identificação de potenciais por meio de assessments comportamentais e analytics;
- Desenvolver gerentes por meio de resultados das pesquisas de engajamento dos times;
- Mentoria e coaching reversos.
Continue se desenvolvendo enquanto líder.
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