content

Negócios entre amigos: 5 histórias para se inspirar

Nesse Dia do Amigo, 20 de julho, reunimos a história de 5 empresas que foram fundadas entre amigos, comprovando que amizade e negócios podem dar certo.

 

"Amigos, amigos. Negócios a parte.” Pode ser que, em alguns casos, essa expressão seja verdadeira, mas o sucesso de empresas respeitadas e de destaque no mercado mundial mostram o contrário. Conheça essas histórias:

 

Ben Cohen e Jerry Greenfield

Com apenas quatro dias de diferença de idade, Cohen e Greenfield se conheceram nas aulas de ginástica no colégio em 1963. Como bons amigos de infância, eles acabaram compartilhando muitos momentos, inclusive a paixão por comida. Inseparáveis, os dois amigos fizeram um curso em fabricação de sorvete em 1977. No ano seguinte, a dupla fez um investimento de $12.000, abrindo a primeira unidade da sorveteria Ben & Jerry's.

 

Bill Gates e Paul Allen

Assim como Ben Cohen e Jerry Greenfield, Gates e Allen são amigos desde a escola, dividindo entre si a paixão por computadores e seus sistemas. Quando Bill Gates decidiu ira para Universidade de Harvard, Allen o acompanhou. Foi nesse período em que a dupla começou a organizar suas ideias de negócios. Com o incentivo do amigo, Gates largou a faculdade para criarem a Microsoft, uma empresa de bilhões de dólares que nasceu de uma paixão e amizade de infância.

 

Bill Hewlett e David Packard

Esta foi uma parceria que se consolidou após o período como colegas no programa de Engenharia de Stanford, nos Estados Unidos. Hewlett e Packard fizeram uma viagem de acampamento depois da formatura, desencadeando em uma grande amizade. Tempo depois, em 1939, com o incentivo do professor Fred Terman, começaram a Hewlett-Packard, mundialmente conhecida como HP.

 

Rony Meisler e Fernando Sigal

Também amigos de infância, Rony Meisler e Fernando Sigal não imaginavam que uma ida à academia resultaria em uma empresa de sucesso com mais de 15 anos. Ali notaram que muitos homens treinavam exatamente com o mesmo modelo de bermuda. Sem noção de moda, mas com faro empreendedor, decidiram testar a demanda do mercado, desenvolvendo bermudas com o slogan “Be yourself but not always the same”. Em 2004 nascia a história de sucesso da Reserva, a marca do iconográfico logo de passarinho. Hoje, 17 anos depois, a empresa tem 78 lojas próprias e 32 franquias, além de fazer parte do grupo Arezzo&Co.

 

Steve Jobs e Steve Wozniak

O que Steve Jobs e Steve Wozniak têm em comum além da criação da Apple? Aliás, a fundação da empresa multinacional norte-americana se deu exatamente por um elo comum entre eles. Vizinho e amigo de infância de Wozniak e colega de escola de Jobs, Bill Fernández foi quem apresentou um ao outro. Quando decidiram fundar a empresa, Fernández foi o primeiro funcionário contratado, auxiliando a dupla no desenvolvimento do Apple 1 e 2.

 

Como vimos, o networking foi essencial para que Steve Jobs e Steve Wozniak se conhecessem e pudessem fundar a Apple, eleita pela Forbes uma das marcas mais valiosas do mundo em 2020. Então leia o artigo Networking: um fator decisivo nos negócios.

Expanda seu networking e faça novos negócios

Inspire-se com a história desses grandes executivos, que souberam desenvolver negócios estrategicamente, transformando suas ideias em organizações reconhecidas no mundo inteiro.

 

Faça parte da elite do mundo dos negócios, ampliando sua rede de contatos, aperfeiçoando suas competências e desenvolvendo novas habilidades com FIA Online. Matricule-se em uma das mais conceituadas Escolas de Negócios do mundo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!