content

Consultoria: cenários complexos exigem parcerias estratégicas

A corrida pela transformação digital vem aquecendo o mercado para serviços de consultoria, que assumem papel ainda mais estratégico para os negócios.  

 

 

 

A nova realidade do mercado traz às empresas desafios de alta complexidade. É preciso equilibrar presente e futuro, atender às expectativas dos stakeholders, e reinventar-se constantemente na busca por disrupção. Nesse cenário, a atuação das consultorias vem crescendo em relevância. 

 

Se no passado a imagem dos consultores era associada à produção de relatórios extensos e maçantes, hoje, essa percepção está mudando. Cada vez mais, os serviços de consultoria assumem papel estratégico na transformação de negócios e, até mesmo, na criação e implementação de soluções. 

 

Isso, talvez, explique o salto visto nos números de vendas do setor nos últimos anos. Segundo o Statista, em 2022, as consultorias movimentaram US$ 900 bilhões contra US$ 130 bilhões no período anterior.  

 

3 pilares para o crescimento do mercado de consultoria

 

Segundo especialistas, grande parte do incremento em faturamento do setor deve-se ao surgimento de novas frentes de negócio.  

 

São demandas voltadas à transformação digital e ao capitalismo de stakeholders - movimento em que empresas buscam criar valor a longo prazo, considerando as necessidades de todas as partes interessadas e da sociedade em geral. 

 

Ao se especializarem nos desafios do mercado, as consultorias têm conseguido impulsionar resultados e expandir operações. Confira: 

 

ESG 

 

A ascensão da ESG (Environmental, Social e Governance) está entre os movimentos que vêm impulsionando o mercado para consultorias.

 

Atualmente, estima-se que 90% das empresas líderes realizam iniciativas focadas nos pilares ESG e parcela significativa dessas ações foram alavancadas por consultorias. 

 

Negócios que não trazem essa pauta em suas agendas estratégicas tendem a ficar à margem de oportunidades e investimentos. 

 

Conheça a Pós-graduação em ESG – Gestão Responsável. 

 

Pessoas 

 

Outra demanda de mercado que estimula o cenário para consultorias refere-se à necessidade de diversificar a força de trabalho, qualificar profissionais e criar ambientes corporativos mais saudáveis. 

 

Nos últimos anos, com a busca por resultados e o aumento da competitividade, os índices de adoecimento mental aumentaram significativamente, gerando perdas em produtividade às empresas.  

 

Nesse sentido, as consultorias têm sido demandadas para apoiar organizações na compreensão do problema, bem como na identificação e implementação de soluções. 

 

Também no campo da diversidade, sabe-se que empresas com equipes diversas podem gerar resultados 25% superiores a suas concorrentes. No entanto, como evoluir a cultura de forma a promover a inclusão ainda é um ponto delicado para muitas empresas. 

 

Conheça nossas pós-graduações nas áreas de Gestão de Pessoas e Liderança. 

 

Transformação digital 

 

Já no âmbito da transformação digital, as consultorias se destacam por serem capazes de estabelecer conexões estratégicas com empresas e polos de inovação, o que se torna um diferencial para operar soluções nos mais diversos segmentos e alavancar a mudança nas organizações. 

 

Essa característica pode encurtar muitos caminhos, além de contribuir para reverter cenários negativos e conduzir a gestão operacional de volta à rentabilidade. 

 

Conheça as pós-graduações e MBAs na área de Negócios. 

 

O mercado para consultoria no Brasil 

No Brasil, dados do Laboratório de Consultoria, órgão da Associação Brasileira de Consultores (ABCO), indicam que as empresas de consultoria tiveram um crescimento de 14% em 2021. Um número bastante superior ao registrado pelo PIB brasileiro, de 4,5%. 

 

Conforme o estudo, grande parte desse aumento é atribuído a contratações no setor privado, em especial, do segmento de serviços. E há quem diga que esse é só o começo, já que muitas empresas estão dando os primeiros passos para identificar suas necessidades frente a essa nova realidade.  

 

O Brasil conta com a maior taxa de empreendedorismo entre as economias com mais de 50 milhões de habitantes, segundo o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM). 

 

No entanto, o resultado financeiro das corporações não acompanha o ranking, por questões como falta de produtividade e competitividade. São aspectos como esses que tornam o Brasil um solo fértil para a atuação das empresas de consultoria, de acordo com a ABCO. 

 

Atenta à relevância do setor na economia brasileira, a Bain & Company estima que o segmento deve crescer ao ritmo de dois dígitos ao ano no País. A companhia atribui esse desenvolvimento à capacidade de mobilização do mercado e de geração de negócios.  

 

Atualmente, o Brasil é responsável por 1% dos negócios globais e por 31% do faturamento no mercado latino-americano de consultoria. Em 2021, movimentou US$ 14,4 bilhões (R$ 74 bilhões), segundo dados do Euromonitor. 

 

Leve seus serviços de consultoria ao próximo nível 

 

Na carreira de consultor, estar em constante evolução é imprescindível. Somente através do conhecimento teórico e prático, é possível construir caminhos e propor soluções de impacto para os negócios. 

 

Portanto, esteja preparado para entregar alto desempenho. Torne-se um especialista em nível de pós-graduação no assunto com a FIA Online e eleve seus serviços e atuação em consultoria a um novo patamar.

 

Conheça a Pós-graduação em Consultoria Empresarial ou acesse nosso portfólio completo

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!