content

Jogos Olímpicos: as lições do esporte para o mundo corporativo

Medalhas são importantes, mas o resultado de uma equação complexa. Tenha insights valiosos com as Olimpíadas para aplicar na sua jornada profissional.

 

Nem mesmo o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, pode diminuir o interesse e ofuscar o brilho das competições esportivas. Sendo um dos assuntos mais comentados do momento, o maior evento esportivo mundial nos proporciona aprendizados sob diferentes perspectivas e que podem ser aplicados em qualquer área. Inclusive no mercado corporativo.

 

A superação é um dos elementos comuns aos mais de 10 mil atletas que participam da Olimpíada de Tóquio em 2021. Mas há outros pontos de atenção na história dos esportistas que podem contribuir para sua carreira no universo dos negócios. Veja:

 

Preparação

É importante relembrar que o ambiente de trabalho pode ter níveis de competição bastante semelhantes aos enfrentados pelos atletas. Isso faz com que a preparação tenha um papel fundamental na vida daqueles profissionais que desejam aperfeiçoar seu rendimento. 

 

Saúde mental, física e emocional

Não tem mistério. O segredo de atletas de alta performance está no equilíbrio entre saúde mental, física e emocional. Mas isso é idêntico no âmbito profissional. Todo conhecimento técnico aliado à inteligência emocional resultam em um desempenho extraordinário.

 

Superação X Desistir

Histórias como a de Rebeca Andrade, a primeira brasileira a subir duas vezes no pódio na mesma edição dos Jogos Olímpicos e a única campeã olímpica da ginástica artística feminina nacional, devem servir de inspiração para os profissionais superarem seus medos e contratempos. No caso da ginasta, nem mesmo três cirurgias e a pandemia puderam afastá-la do pódio.

 

Oportunidades

Outro exemplo a ser seguido é das atletas Laura Pigossi e Luisa Stefani, que não estavam cotadas para participar da Olimpíada 2021. Mas aproveitaram a desistência de outras esportistas para marcar presença e, de quebra, trazer a primeira medalha no tênis em dupla nos Jogos Olímpicos. Aqui, fica em evidência a importância de aproveitar as oportunidades, e encarar novos desafios. Afinal, o máximo que pode acontecer é você se destacar (e, no caso, de Laura e Luisa, no pódio).

 

Invista em você, e ganhe o reconhecimento do mercado

Falar em Jogos Olímpicos nos fazer relembrar de grandes responsáveis por conduzir atletas e equipes de alta performance rumo ao pódio. Um deles é Bernardinho, ex-técnico da Seleção Brasileira de Voleibol Masculino, que conquistou dois ouros olímpicos, três Campeonatos Mundiais, duas Copas do Mundo, três Copas dos Campeões e oito Ligas Mundiais.

Então conheça mais sobre sua visão de liderança no artigo Os principais insights de Bernardinho.

 

Aliás, contar com boas referências também é uma vantagem comum entre profissionais e esportistas. Na FIA Online você encontra especialistas que souberam desenvolver negócios estrategicamente, transformando suas ideias em realidade e alcançando objetivos de carreira.

 

Faça parte da elite do mundo dos negócios, ampliando sua rede de contatos, aperfeiçoando suas competências e desenvolvendo novas habilidades com FIA Online. Matricule-se em uma das mais conceituadas Escolas de Negócios do mundo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!