content

Inteligência artificial nos negócios: tendências e oportunidades

Muito além do chatGPT, a inteligência artificial apresenta aos negócios um vasto campo de possibilidades. Descubra aqui onde estão as oportunidades.

 

 

 

A inteligência artificial (IA) tem colocado empresas de todos os portes diante de novas oportunidades. Não à toa, cerca de 85% dos negócios consideram adotar essa tecnologia nos próximos anos, de acordo com pesquisa da consultoria Bain & Company.

 

Entre os principais motivadores, estão a busca pela redução de custos, por aumento de produtividade e competitividade. O levantamento, realizado com mais de 600 companhias em vários países, indica que colaboradores que têm acesso a softwares e ferramentas desse tipo podem melhorar em 50% sua produtividade.

 

Na área de desenvolvimento de software, por exemplo, 60% das empresas já criaram ou estão em processo de implementação de assistentes de codificação com resultados iniciais positivos. É o caso da ferramenta Copilot, que pode reduzir pela metade o tempo de desenvolvimento, gerando cerca de 40% do código automaticamente.

 

Quer entender mais sobre as tendências e possibilidades da inteligência artificial aplicada aos negócios? Então, siga a leitura.

 

A evolução da inteligência artificial

 

Antes de abordarmos os possíveis impactos da IA nos negócios, é importante compreender como essa tecnologia chegou até aqui.

 

Objeto de pesquisa desde a década de 1950, a inteligência artificial é uma área da computação que se dedica à criação de máquinas e sistemas inteligentes, capazes de reproduzir o comportamento humano.

 

Nos últimos anos, tem experimentado um crescimento exponencial, impulsionado pelo avanço de tecnologias deste tipo. Entenda a diferença entre algumas delas:

 

  • Redes neurais: são inspiradas no funcionamento do cérebro humano, sendo capazes de aprender e se adaptar a partir de dados. São usadas em diversas aplicações, incluindo reconhecimento de imagem, tradução de idiomas e geração de texto.

 

  • Machine learning: também conhecido como aprendizado de máquina, se dedica ao desenvolvimento de sistemas que podem aprender com base em dados já existentes, estruturados ou não, sendo capaz de prever comportamentos. É utilizado em sistemas que envolvam classificação, previsão e recomendação.

 

  • Inteligência artificial generativa: é um campo da IA capaz de conduzir a criação de novos dados. A IA generativa é útil a uma variedade de aplicações, incluindo geração de imagens, texto e, até mesmo, música.

 

Leia também: Para Tania Cosentino, inteligência artificial vem empoderar humanos

 

6 áreas em que a inteligência artificial pode fazer a diferença nos negócios

 

Com a descrição acima sobre a evolução e os tipos de IA, é possível que você já tenha identificado alguns dos motivos que estão levando empresas de diversos segmentos e tamanhos a adotaram essa tecnologia.

 

Vamos torná-los mais específicos? Aqui estão alguns exemplos de como a inteligência artificial pode ser uma aliada em cada área de um negócio.

 

Marketing e vendas

 

A IA pode ser usada para analisar dados de clientes e prospects, a fim de identificar tendências e oportunidades. Isso pode ajudar empresas a criarem campanhas de marketing mais direcionadas e eficazes.

 

Pode-se também utilizar IA para personalizar as interações com os clientes, de acordo com seus interesses e necessidades. Dessa forma, é possível criar experiências mais relevantes e satisfatórias para os clientes.

 

A IA ainda pode ser usada para prever o comportamento do cliente, ajudando as empresas a tomar melhores decisões sobre o produto, o preço e a distribuição.

 

Você também pode se interessar pelo artigo Neil Patel aposta na união entre inteligência artificial e humana

 

Atendimento ao cliente

 

Responder a perguntas mais recorrentes e resolver problemas simples são ações que podem ser automatizadas pela implementação de chatbots, deixando que a força humana se concentre em tarefas mais complexas.

 

Além disso, a inteligência virtual pode ser usada para entender as necessidades dos clientes e fornecer suporte personalizado. A análise de dados de atendimento ao cliente pode ser um vasto campo para identificar possibilidades de melhoria.

 

Produtividade e processos

 

Na rotina das empresas, automatizar tarefas repetitivas e manuais, como a entrada de dados e a geração de relatórios, é um dos principais benefícios da inteligência artificial. Nesse sentido, essas ferramentas permitem aos funcionários se concentrarem nas tarefas mais estratégicas.

 

Outra vantagem está na melhoria dos processos de negócios, tornando-os mais eficientes e eficazes, o que contribui para a redução de custos e otimização do desempenho.

 

Já no campo de prevenção de fraudes, a IA é capaz de identificar padrões suspeitos de atividade, ajudando empresas a proteger ativos e evitar prejuízos financeiros.

 

Operações e cadeia de suprimentos

 

Agora, já pensou em gerenciar um estoque com o apoio de sistemas de IA? Isso pode garantir que os níveis sejam adequados para atender à demanda, evitando excessos ou falta de estoque.

 

Na logística, a IA permite roteirizar entregas, de forma a otimizar tempo e custos. Há também a possibilidade de explorar a manutenção preditiva em equipamentos, para evitar que falhas inesperadas impactem nos serviços.

 

Pesquisa e desenvolvimento

 

Na área de Pesquisa e Desenvolvimento (PeD), a inteligência artificial pode analisar grandes volumes de dados, bem como mapear oportunidades que auxiliem na criação de novos produtos e serviços mais inovadores.

 

Outra alternativa é a simulação de cenários para testar novas ideias e reduzir o risco de fracasso, o que também possibilita acelerar o processo de desenvolvimento de produtos.

 

Recursos humanos

 

Por fim, no setor de RH, você pode automatizar tarefas de recrutamento, como a triagem de currículos e a realização de entrevistas iniciais. Assim, economiza tempo e recursos financeiros.

 

No que diz respeito ao desenvolvimento de talentos, a inteligência artificial auxilia na identificação de aspectos que devem ser aprimorados, além de acompanhar o desempenho dos funcionários.

 

Dessa forma, a IA pode ajudar organizações a criar uma força de trabalho mais qualificada e produtiva.

 

Lidere a inovação tecnológica nas empresas

 

A inteligência artificial está entre as tecnologias que vêm transformando a forma como as empresas operam. Para se destacar como profissional neste cenário, é preciso estar preparado para liderar a transformação e extrair o potencial máximo de ferramentas como essas.

 

Na FIA Online, você desenvolve as habilidades mais valorizadas na atualidade, por meio de aulas com professores que são ou já foram líderes de negócios ou projetos em suas áreas. Ainda aproveita a comodidade e a flexibilidade do ensino digital, que permite a você criar a sua própria rotina de estudos.

 

Conheça alguns cursos:

 

Se preferir, acesse nosso portfólio completo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!