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Neil Patel aposta na união entre inteligência artificial e humana

Autoridade global em marketing digital, Neil foi o convidado da Aula ao Vivo FIA Online em setembro.

 

 

A edição de setembro da Aula ao Vivo FIA Online trouxe um convidado internacional: Neil Patel, um dos mais influentes profissionais de marketing do mundo, segundo a Forbes e o Wall Street Journal. Na pauta do encontro, estiveram os impactos da inteligência artificial (IA) nas organizações e como utilizá-la a seu favor.

 

Por mais de duas décadas, Neil tem se dedicado a fornecer orientação estratégica e liderança intelectual para a comunidade de negócios e marketing. Empreendedor e cofundador da agência NP Digital, ajuda empresas do mundo todo a aumentarem a visibilidade de marca, tráfego e conversões.

 

Confira, a seguir, alguns dos insights dessa aula especial.

 

A nova revolução da IA começou

 

Os primeiros experimentos com inteligência artificial tiveram início nos anos 1950, passando por diversas evoluções. Hoje, pode-se dizer que essa tecnologia alcança uma nova era, onde novas aplicações surgem a cada dia e ganham rapidamente a aceitação do público.

 

O ChatGPT, por exemplo, levou apenas 5 dias para atingir 1 milhão de usuários, um feito que a Netflix precisou de 35 anos para alcançar e o Facebook, 10 meses. A popularização da tecnologia traz um indicativo do potencial de impacto na rotina das pessoas e das organizações.

 

“ChatGPT, lançado pela OpenAI em novembro de 2022, Bard, a resposta do Google ao ChatGPT, são só o começo de uma série de aplicações que vão promover mudanças e gerar impacto massivo. Uma verdadeira revolução da IA”, observou Neil.

 

Por outro lado, há muito a ser feito. As organizações ainda estão lutando para gerar valor através desse recurso de inovação e diferenciação. Segundo o cofundador da NP Digital, o grande desafio das empresas quanto à IA é gerenciar expectativas e riscos de custos de falhas em projetos.

 

As companhias estão supondo que, ao adotar o ChatGPT, você resolverá todos os seus problemas, como uma solução mágica. Não é o caso. Nós temos muito trabalho ao complementá-lo.

 

Impactos da IA no marketing

 

A IA substituíra os profissionais? O que acontecerá com sua profissão no futuro? Preocupações como estas foram bastante debatidas nos últimos meses. Para ilustrar o que acredita quanto ao assunto, Neil citou uma frase do brasileiro Silvio Meira, que afirma:

 

“Eu não acredito que a IA substituirá pessoas. No entanto, eu acredito que pessoas que não usam inteligência artificial serão substituídas por aqueles que usam: eles não farão seus trabalhos necessariamente melhores, mas farão de forma mais econômica e eficiente.”

 

Também compartilhou dados de pesquisas que projetam esse futuro, mostrando que, enquanto algumas funções desaparecerão, novos trabalhos serão criados. É o que mostra um estudo de pesquisadores brasileiros, baseados em um modelo da Universidade de Oxford:

 

  • Mais da metade das funções que existem hoje no Brasil podem desaparecer nas próximas 2 décadas;
  • 58.1% dos empregos podem deixar de existir como resultado do avanço de tecnologias como IA;
  • Considerando o trabalho informal, é esperado um crescimento de 62%.

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, 65% dos jovens da Geração Z terão profissões que ainda não existem.

 

Diante disso tudo, Neil aconselha: “Não tenha medo da IA. Pense que você pode usar a IA para fazer seu trabalho melhor. Se você fizer isso, você irá se destacar mais que seus concorrentes.

 

 

Neil Patel na FIA Online

O que a IA pode fazer pelos profissionais de marketing?

Neil Patel também compartilhou suas apostas sobre como ferramentas como o ChatGPT podem auxiliar os profissionais de marketing.

 

  • Gerando ideias para escrever conteúdos e abastecer plataformas;
  • Simplificando atividades que levariam horas e resolvendo problemas complexos;
  • Traduzindo conteúdo para diversas línguas e o tornando acessível a um público mais amplo;
  • Ajudando na criação de conteúdos longos.

Vale destacar que recorrer a uma IA nem sempre garantirá a resposta correta ou a mais adequada. “O poder da inteligência artificial não significa o mesmo que perfeição. Por isso, é ótimo quando podemos combiná-la às habilidades de um ser humano. Se utilizarmos só a IA, teremos muitos erros.”

 

Um relatório da McKinsey aponta que 50% das empresas já utilizam IA e 83% consideram que essa tecnologia terá alta prioridade na sua estratégia. Em um mundo que pede resultados rápidos, é preciso ter cuidado. Do contrário, a adoção de ferramentas similares pode fazer com que o marketing de conteúdo pareça o mesmo.

 

“Pode não haver originalidade se todas as pessoas utilizarem a IA da mesma maneira e isso não é novo. Temos o conteúdo similar ou duplicado - estima-se que 25% a 30% de todo o conteúdo da internet é duplicado. Precisamos nos destacar, ir além dos nossos concorrentes, criar informações melhores. Fazer o mesmo que todo mundo não é o caminho a seguir”, pontuou.

 

Dessa forma, Neil reforçou ainda a importância de aliar a capacidade humana e tecnologia para produzir conteúdos úteis ao público. "Os consumidores se conectam a outras pessoas, e eles também estão em busca de conexão com as marcas. Eles querem marcas humanizadas.”

 

Expanda sua visão sobre temas essenciais para os negócios

 

As Aulas ao Vivo são uma iniciativa voltada a conectar a comunidade FIA Online com profissionais renomados e temas de destaque no mercado.

 

Ao longo do ano, mais especialistas em diferentes áreas irão compartilhar suas experiências e visão de mercado com nossos alunos, em lives de grande impacto. A cada mês, um conteúdo adicional com um novo convidado.

 

Garanta seu lugar nas próximas edições. Ingresse em uma pós-graduação ou MBA FIA Online e tenha acesso a espaços de interação exclusivos.

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