Neil Patel aposta na união entre inteligência artificial e humana
Autoridade global em marketing digital, Neil foi o convidado da Aula ao Vivo FIA Online em setembro.
A edição de setembro da Aula ao Vivo FIA Online trouxe um convidado internacional: Neil Patel, um dos mais influentes profissionais de marketing do mundo, segundo a Forbes e o Wall Street Journal. Na pauta do encontro, estiveram os impactos da inteligência artificial (IA) nas organizações e como utilizá-la a seu favor.
Por mais de duas décadas, Neil tem se dedicado a fornecer orientação estratégica e liderança intelectual para a comunidade de negócios e marketing. Empreendedor e cofundador da agência NP Digital, ajuda empresas do mundo todo a aumentarem a visibilidade de marca, tráfego e conversões.
Confira, a seguir, alguns dos insights dessa aula especial.
A nova revolução da IA começou
Os primeiros experimentos com inteligência artificial tiveram início nos anos 1950, passando por diversas evoluções. Hoje, pode-se dizer que essa tecnologia alcança uma nova era, onde novas aplicações surgem a cada dia e ganham rapidamente a aceitação do público.
O ChatGPT, por exemplo, levou apenas 5 dias para atingir 1 milhão de usuários, um feito que a Netflix precisou de 35 anos para alcançar e o Facebook, 10 meses. A popularização da tecnologia traz um indicativo do potencial de impacto na rotina das pessoas e das organizações.
“ChatGPT, lançado pela OpenAI em novembro de 2022, Bard, a resposta do Google ao ChatGPT, são só o começo de uma série de aplicações que vão promover mudanças e gerar impacto massivo. Uma verdadeira revolução da IA”, observou Neil.
Por outro lado, há muito a ser feito. As organizações ainda estão lutando para gerar valor através desse recurso de inovação e diferenciação. Segundo o cofundador da NP Digital, o grande desafio das empresas quanto à IA é gerenciar expectativas e riscos de custos de falhas em projetos.
“As companhias estão supondo que, ao adotar o ChatGPT, você resolverá todos os seus problemas, como uma solução mágica. Não é o caso. Nós temos muito trabalho ao complementá-lo.”
Impactos da IA no marketing
A IA substituíra os profissionais? O que acontecerá com sua profissão no futuro? Preocupações como estas foram bastante debatidas nos últimos meses. Para ilustrar o que acredita quanto ao assunto, Neil citou uma frase do brasileiro Silvio Meira, que afirma:
“Eu não acredito que a IA substituirá pessoas. No entanto, eu acredito que pessoas que não usam inteligência artificial serão substituídas por aqueles que usam: eles não farão seus trabalhos necessariamente melhores, mas farão de forma mais econômica e eficiente.”
Também compartilhou dados de pesquisas que projetam esse futuro, mostrando que, enquanto algumas funções desaparecerão, novos trabalhos serão criados. É o que mostra um estudo de pesquisadores brasileiros, baseados em um modelo da Universidade de Oxford:
- Mais da metade das funções que existem hoje no Brasil podem desaparecer nas próximas 2 décadas;
- 58.1% dos empregos podem deixar de existir como resultado do avanço de tecnologias como IA;
- Considerando o trabalho informal, é esperado um crescimento de 62%.
De acordo com o Fórum Econômico Mundial, 65% dos jovens da Geração Z terão profissões que ainda não existem.
Diante disso tudo, Neil aconselha: “Não tenha medo da IA. Pense que você pode usar a IA para fazer seu trabalho melhor. Se você fizer isso, você irá se destacar mais que seus concorrentes.”
O que a IA pode fazer pelos profissionais de marketing?
Neil Patel também compartilhou suas apostas sobre como ferramentas como o ChatGPT podem auxiliar os profissionais de marketing.
- Gerando ideias para escrever conteúdos e abastecer plataformas;
- Simplificando atividades que levariam horas e resolvendo problemas complexos;
- Traduzindo conteúdo para diversas línguas e o tornando acessível a um público mais amplo;
- Ajudando na criação de conteúdos longos.
Vale destacar que recorrer a uma IA nem sempre garantirá a resposta correta ou a mais adequada. “O poder da inteligência artificial não significa o mesmo que perfeição. Por isso, é ótimo quando podemos combiná-la às habilidades de um ser humano. Se utilizarmos só a IA, teremos muitos erros.”
Um relatório da McKinsey aponta que 50% das empresas já utilizam IA e 83% consideram que essa tecnologia terá alta prioridade na sua estratégia. Em um mundo que pede resultados rápidos, é preciso ter cuidado. Do contrário, a adoção de ferramentas similares pode fazer com que o marketing de conteúdo pareça o mesmo.
“Pode não haver originalidade se todas as pessoas utilizarem a IA da mesma maneira e isso não é novo. Temos o conteúdo similar ou duplicado - estima-se que 25% a 30% de todo o conteúdo da internet é duplicado. Precisamos nos destacar, ir além dos nossos concorrentes, criar informações melhores. Fazer o mesmo que todo mundo não é o caminho a seguir”, pontuou.
Dessa forma, Neil reforçou ainda a importância de aliar a capacidade humana e tecnologia para produzir conteúdos úteis ao público. "Os consumidores se conectam a outras pessoas, e eles também estão em busca de conexão com as marcas. Eles querem marcas humanizadas.”
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