Gestão de pessoas: o papel do líder no ambiente tóxico
Um ambiente tóxico é definido como aquele que afeta de forma negativa os colaboradores de uma empresa. E é função dos líderes manter os membros da equipe satisfeitos.
Existem muitos motivos que levam lugares assim a afetarem o bem-estar dos profissionais, um deles é a competição exagerada no ambiente. Uma pesquisa realizada pela Society for Human Resource Management (SHRM), associação profissional de membros de recursos humanos da Virgínia, apontou que 3 em cada 10 funcionários afirmaram que a cultura da empresa os deixa irritados também fora do ambiente de trabalho.
Uma outra pesquisa realizada pela Mastercard, mostrou que 62% dos brasileiros passaram a se preocupar mais com a saúde mental. Diante destes dados, a pergunta que fica é: qual é o papel do líder em ambientes tóxicos?
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Construindo ambientes acolhedores para o colaborador
Segundo a revista MIT Sloan, a cultura da empresa é 10,4 vezes mais importante do que o salário que ela oferece. Além disso, o levantamento apontou que os locais de trabalho tóxicos são considerados, pelas avaliações de 1,4 milhão de funcionários, não inclusivos, abusivos, cruéis e antiéticos.
Por isso, é essencial que a liderança seja aberta e desenvolva a honestidade entre as equipes. Ser transparente quanto ao ambiente de trabalho e reconhecer que existem questões negativas ali são os principais passos para iniciar esse processo de mudança interna.
Dessa forma, seus liderados devem ser as primeiras pessoas a quem você deve ouvir. Planeje reuniões em grupo e individuais e, até mesmo, pesquisas anônimas, ao priorizar um ambiente de diálogo aberto com sua equipe você terá a melhor visão dos pontos de incômodo em sua organização.
Identificar o que seus funcionários esperam neste novo cenário pode ajudar a diminuir a rotatividade do seu quadro de colaboradores. Então, veja algumas medidas que você, líder ou gestor, pode colocar em prática para tornar o seu ambiente mais saudável.
1 | Ao entender os principais pontos de insatisfação entre os seus colaboradores, aplique a política de tolerância zero. O que isso significa na prática? Existem comportamentos que são inadequados em ambientes profissionais e, por isso, precisam de um ponto de atenção. Construa essa política de acordo com os valores e ética da organização.
2 | Ofereça equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. É papel do líder prezar por um ambiente de trabalho positivo, dessa forma, estabeleça limites e sugira que sua equipe se desconecte quando estiver fora do horário comercial.
3 | Cultive relações com o seu time. Construir um relacionamento com seus liderados, seja online ou presencialmente, incentiva a colaboração, autonomia e melhora o engajamento dos colaboradores.
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