content

Multiplicador ou diminuidor: conheça os dois perfis de líderes

Inspirado no livro "Multiplicadores: Como os bons líderes valorizam você", conheça a definição de Liz Wiseman para dois perfis de liderança, e seus impactos nas empresas.

 

Um dos principais nomes na área de Gestão de Pessoas, Liz Wiseman classifica os líderes em multiplicadores e diminuidores. Apesar de ambos os perfis trabalharem de forma semelhante na maior parte do tempo, alguns detalhes permitem que eles ampliem o potencial e a inteligência de seus liderados ou limitem totalmente.

 

Identificar o talento de cada profissional da sua equipe e expandi-lo, e implementar a cultura de feedback constante, sabendo a forma e o momento de falar, são características da liderança multiplicadora, enquanto a diminuidora é o oposto.

 

Também tem a vantagem de ser mais próximo dos liderados, podendo treiná-los e aperfeiçoá-los no dia a dia da organização. Ao potencializar competências e expandir a visão estratégica da empresa, consegue gerar ótimos resultados individuais e coletivos.

 

Já a liderança diminuidora não consegue aproveitar a capacidade de quem está a sua volta. Isso porque não conduz a equipe com foco no desenvolvimento e faz do feedback uma ferramenta de punição, desmotivando os talentos de sua equipe.

 

Leia também o artigo inspirado no best-seller de Dale Carnegie: 9 princípios da liderança.

Quem você deseja ser para seus liderados?

Com a FIA Online você desenvolve a sua melhor versão profissional a partir de uma metodologia exclusiva de networking e a experiência de profissionais que atuam como conselheiros e mentores dos principais projetos e grupos econômicos da América Latina.

 

Inicie um curso de pós-graduação ou MBA em uma das melhores escolas de negócios do mundo, e esteja no radar das grandes oportunidades. Saiba mais.

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!