content

PM Canvas: como construir um plano de projeto mais assertivo

Em um mercado altamente competitivo, dia após dia, as organizações enfrentam o desafio de solucionar problemas complexos. 

 

Nesse contexto, a metodologia PM Canvas surge como alternativa para planejar e executar projetos, com menos correções e mais agilidade.

 

Para se manter relevantes em seus segmentos de atuação, cada vez mais, as corporações precisam usar da inteligência em gestão de projetos para tirar ideias do papel e apresentar inovações nos negócios.

 

Por isso, neste artigo, você vai compreender como funciona o PM Canvas e as vantagens dessa metodologia.

 

O que é PM Canvas?

O Project Model Canvas ou PM Canvas é uma metodologia visual, que funciona como uma espécie de guia para a cocriação de planos de projeto.

 

A ferramenta tem por objetivo garantir mais eficiência ao processo de planejamento, utilizando-se de estrutura e de recursos simples. Para tornar o conhecimento tangível e acessível a todos do grupo, o PM Canvas pode ser executado com apenas uma folha de papel em tamanho A1, adesivos do tipo post-it e caneta.

 

O modelo foi criado pelo brasileiro José Finnochio Junior, especialista em temas como projetos, programas e portfólio. Disponibilizada gratuitamente para empresas e universidades, a metodologia tem conquistado grande adesão nacional.

 

Como funciona?

O PM Canvas consiste em uma estrutura composta por blocos, que representam os pontos estratégicos de um projeto. Esses blocos devem ser preenchidos seguindo uma sequência determinada, levando a equipe ao entendimento do todo.

 

Ao todo, são 13 pequenos blocos, agrupados em 5 blocos maiores de afinidade, representados por uma pergunta. A ideia é que cada um bloco atenda a demandas fundamentais dentro do processo de planejamento de projetos. Acompanhe a seguir:

 

  • Por quê?
 Define justificativa, objetivo Smart (específico, mensurável, atingível, relevante e temporal) e benefícios.
  • O quê? Estabelece produto e requisitos.
  • Quem? Indica quais são os stakeholders e equipes envolvidos.
  • Como? Detalha premissas, grupos de entregas e restrições.
  • Quando e quanto? Prevê prazos e custos, além dos riscos que podem impactar o andamento do projeto.

Você pode baixar o modelo para aplicação da metodologia PM Canvas aqui.

 

Por que escolher essa metodologia?

O PM Canvas é uma forma prática e visual de reunir o conhecimento da equipe em um espaço físico único e comum. A metodologia pode ser aplicada como uma prototipação do plano de projeto, tornando esse processo mais ágil, eficiente e assertivo.

 

Enquanto o planejamento de projeto muitas vezes é realizado por uma ou poucas pessoas, o PM Canvas proporciona uma experiência diferenciada em grupo, o que contribui para engajar os profissionais envolvidos e estimular a interação.

 

Com todos os envolvidos ainda na fase de prototipação do plano de projeto, fica mais fácil ajustar as demandas e necessidades, evitando correções tardias e atrasos no processo. Além disso, torna as pessoas mais propensas a se comprometerem com o projeto, já que participaram ativamente das decisões.

 

Somado a isso, a visualização do projeto auxilia na compreensão de todas as etapas, por todas as pessoas, mesmo que tenham diferentes níveis de conhecimento do projeto.

 

Aprenda com quem é referência do mercado

O mundo dos negócios e da inovação demanda profissionais orientados para resultados e alinhados às tendências e estratégias dos tempos atuais. Continue aprendendo com professores conceituados e reconhecidos pelo mercado.

 

Faça parte da comunidade da FIA Online e torne-se um especialista em nível de pós-graduação nos assuntos capazes de fazer a diferença em uma empresa.

 

Matricule-se e garanta 15% OFF, além de certificação adicional com José Finocchio Junior, autor da metodologia PM Canvas.

 

Conheça nosso portfólio completo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!