content

Susanne Madsen revela porque os projetos estratégicos falham

Referência em treinamentos corporativos e consultoria de liderança em projetos, Susanne Madsen deu início à série de aulas ao vivo FIA Online de 2022, apresentando boas práticas em gerenciamento e liderança de projetos com inteligência emocional.

 

Autora dos destacados livros “The Power of Project Leadership” e “The Project Management Coaching Workbook”, a especialista na área de Gestão de Projetos conduziu a primeira Aula Ao Vivo do ano, diretamente de Londres, onde mora há mais de 20 anos.

 

Susanne trouxe dados relevantes para introduzir o papel da liderança de projetos. Entre eles, que 40% das iniciativas falham e 48% dos projetos não são concluídos a tempo, de acordo com levantamento do Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI).

Mas por que os projetos falham?

Grande parte se deve à gestão e há muito ainda o que avançar nesse sentido. Segundo ela, o mundo é muito complexo, principalmente considerando o cenário da COVID-19, com equipes formadas por profissionais globais, com diferentes culturas e conhecimentos.

 

“Isso significa que, como gestor de projetos, você deve reconhecer que não tem todas as respostas e que precisa tirar o melhor da equipe, empoderando-a para trazer as respostas que você não tem”, explicou, acrescentando que "precisamos de líderes de projeto".

 

Quanto mais complexo o cenário, mais habilidade é exigida. O que não significa que a liderança anule as competências de gestão. Muito pelo contrário, as duas são essenciais. “Liderança não é fazer o certo, mas as coisas certas”, pontuou.

Inteligência Emocional: fator crucial na liderança 

Mencionando Daniel Goleman, Susanne acrescentou à discussão a importância da inteligência emocional na construção de lideranças sólidas, e defendeu o fim do mindset "salvar o dia" como um heroi. “Deixe a sua mentalidade de super heroi de lado. Ela vai ajudar você em nada.”

 

Além disso, apresentou os Pilares da Inteligência emocional, estabelecidos por Goleman. São eles: conhecer as próprias emoções; controlar as emoções; automotivação; empatia; e se relacionar interpessoalmente. 

 

Exemplificando com o Projeto Aristóteles do Google, iniciativa para compreender porque algumas equipes eram de alta performance e outras não, disse que a diferença está no líder estabelecer um espaço de segurança psicológica e inclusivo, bem como se posicionar vulnerável ao ponto de dizer que não tem as respostas, mas que quer aprender com os liderados.

 

A maneira como se lida com questões pessoais e se relaciona com o outro e o mundo é determinante. “Inteligência emocional é o que difere líderes de gestores. Mas é algo que pode ser desenvolvido em qualquer etapa da vida.” 

Especialistas mais próximos de você

Ao longo de 2021, outros especialistas compartilharam suas experiências e visão de mercado. Em 2022 não será diferente, mais nomes importantes irão se reunir em lives de grande impacto para agregar ainda mais em sua carreira.

 

As aulas ao vivo são um conteúdo adicional além das disciplinas dos cursos de pós-graduação e MBA da FIA Online. Ao todo, são 12 lives, sendo um encontro por mês com objetivo de unir alunos, gerar networking e aprender com profissionais de destaque do mercado e da academia.

 

Quer participar mas ainda não faz parte da nossa comunidade de alunos? Conheça as opções de cursos em nível de especialização, matricule-se e faça parte de uma das melhores e mais conceituadas Escolas de Negócios do mundo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!