content

Web3: nova fase da internet pode aumentar segurança digital

A Web3 ainda está em construção, mas a estimativa é que ela provoque uma verdadeira revolução na forma como nos conectamos.

 

Os avanços em tecnologia vêm transformando o mundo e, muitas vezes, são possíveis graças à propagação da internet. Nos últimos anos, a rede mundial de computadores proporcionou à sociedade um “salto” no tempo e mais está por vir. Trata-se da Web3 ou Web 3.0.

 

Mencionada nos principais relatórios de tendências mundiais, a Web3 é como vem sendo chamada a nova fase da internet. Ela ainda está em construção, mas a estimativa é que provoque uma verdadeira revolução na forma como nos conectamos.

 

Na área de tecnologia, uma das principais apostas é que ela ajude a elevar a segurança digital. Mas antes de aprofundarmos essa abordagem, é importante entender melhor esse conceito.

O que é a Web3?

A internet já passou por duas fases. Resumidamente, a primeira consistia na leitura de notícias e conteúdos. Já a segunda é marcada pela interação, o que inclui as redes sociais. A Web3, por sua vez, refere-se a um ambiente digital que possui três características principais: descentralização, transparência e segurança. O termo foi criado em 2014 por Gavin Wood, também cofundador da criptomoeda Ethereum.

 

Para Wood, as características da Web3 seriam garantidas por tecnologias como blockchain e inteligência artificial. Ou seja, a nova fase da internet vem justamente para contrapor problemas de confiança dos usuários na plataforma atual, diante de situações de insegurança, vazamento de dados, entre outros.

 

Leia também Paula Bellizia revela os pilares da transformação na era digital.

Como a Web3 pode aumentar a segurança

À revista Exame, o engenheiro Otávio Viana, que atua na NAVA Technology for Business, empresa de serviços e soluções de negócios e tecnologia, explicou algumas das vantagens da Web3. Devido à sua característica descentralizada, a nova fase da internet promete devolver o controle dos dados ao usuário.

 

Segundo Viana, com a Web3, os dados poderão ser armazenados utilizando tecnologia blockchain. Isso não só proporciona mais segurança e privacidade, como também deve contribuir para criar ambientes de negócios mais sustentáveis. Com um cenário de ampla adoção do blockchain, a segurança das transações via internet também deve aumentar significativamente.

 

Você também pode se interessar pelo artigo Lideranças do futuro priorizam tecnologia, aponta pesquisa.

 

Atualmente, o mundo vive uma fase de transição da Web 2.0 para a Web 3.0. No momento, é comum que grandes empresas armazenem dados de internautas, o que pode gerar conflito de interesses por parte das organizações. A Web3 deve mudar isso, uma vez que os usuários poderão decidir com quem compartilhar suas informações de forma segura.

 

Com o uso de blockchain se tornando algo mais comum, a expectativa é que caiam os números de invasões cibernéticas e vazamentos de dados. Além disso, de acordo com Viana, a nova fase da internet terá mecanismos que possibilitam avaliar a autenticidade de dados, transações, contratos inteligentes. Dessa forma, será possível reduz erros, fraudes e, até mesmo, a circulação de notícias falsas.

 

Ao analisar benefícios como os citados acima, o especialista acredita que a Web 3.0 “trará uma mudança radical na forma como compramos, realizamos pagamentos, interagimos uns com os outros e nos divertirmos”. 

 

Com essa evolução, estima-se que os algoritmos também conseguirão traçar perfis de usuários e entender seus desejos e necessidades mais facilmente.

Especialize-se na aplicação de tecnologias nos negócios

Esteja apto para aplicar novas tecnologias nas empresas e gerar oportunidades de negócios. Na FIA Online, você encontra a formação ideal em nível de pós-graduação e MBAs, e conta com uma metodologia exclusiva para levar sua carreira a um novo patamar.

 

Conheça alguns dos nossos cursos na área de tecnologia:

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!