content

Gabriela Prioli reflete sobre diversidade na perspectiva da eficiência

A professora convidada da aula ao vivo de março foi Gabriela Prioli, apresentadora da CNN Brasil e formadora de opinião e referência com milhões de seguidores em suas redes sociais.

 

A segunda aula ao vivo de 2022 foi conduzida pela mestre em Direito Penal e especialista em Política de drogas, Gabriela Priori, sob a temática “Diversidade na perspectiva da eficiência”. O encontro aconteceu na última terça-feira, 8 de março, para alunos e convidados.

 

“Em 1891 a discussão era de que as mulheres não estavam incluídas na Constituição quando se fala em ‘cidadãos brasileiros’. Há 90 anos isso mudou, mas mesmo que a gente possa votar e ser votada, e ser 51% da população, a gente é só 15% no Congresso Nacional. Temos o direito, mas materialmente a gente consegue exercê-lo?”, refletiu Gabriela.

 

Esse exemplo mostra uma parte das assimetrias entre homens e mulheres atualmente, mas que foram impostos ao longo da história, colocando-as como coadjuvantes.

 

“O que foi contado, e ainda é disfarçadamente, coloca as mulheres em papel secundário, de não autonomia e sempre de serviço. Nunca para se ter o pensamento de que sua existência pode vir em primeiro lugar”, disse, ao lembrar de Yuval Harari, que diz que o que nos difere das demais espécies é a capacidade de construir mitos compartilhados.

 

Levando a discussão para a perspectiva dos negócios, recordou que as mulheres também demoraram para conquistar seus espaços nas universidades e no mercado de trabalho e para gerir seu próprio patrimônio. Por mais que estejam nesses ambientes, elas ainda são vistas com estranheza ao ocupar cargos de alto escalão. “Consequentemente, isso faz com que fechemos nossos olhos para as contribuições que as mulheres podem trazer aos negócios.”

 

Comprovando sua fala, trouxe dados relevantes como as companhias que têm mulheres na liderança possuem mais ganhos de receita, sendo mais valorizadas na bolsa, além de que esse grupo impulsiona a agenda ESG.

 

A partir de sua experiência, exemplificou que isso ainda não é suficiente para que as pessoas enxerguem as mulheres como capazes. “É resultado do caldo de cultura que bebemos, de que a mulher devia ser entregue da tutela do pai para o marido”, disse, compartilhando que em muitas reuniões ao lado de seu marido sua presença não é considerada.

 

Além disso, destacou que uma das características mais essenciais nos profissionais deve ser a capacidade de enxergar e projetar cenários futuros e se adaptar. E a melhor estratégia para isso é a diversidade na elaboração de cenários por meio de equipes com profissionais distintos em gênero, raça, faixa etária e experiências.

 

“Um mundo mais igualitário é um mundo mais eficiente. Diversidade de gênero traz valorização aos negócios, principalmente quando está presente no C-Level. Eficiência produz melhores resultados.”, finaliza.

Especialistas mais próximos de você

Ao longo de 2021, outros especialistas compartilharam suas experiências e visão de mercado. Em 2022 não será diferente, mais nomes importantes irão se reunir em lives de grande impacto para agregar ainda mais em sua carreira.

 

As aulas ao vivo são um conteúdo adicional além das disciplinas dos cursos de pós-graduação e MBA da FIA Online. Ao todo, são 12 lives, sendo um encontro por mês com objetivo de unir alunos, gerar networking e aprender com profissionais de destaque do mercado e da academia.

 

Quer participar mas ainda não faz parte da nossa comunidade de alunos? Conheça as opções de cursos em nível de especialização, matricule-se e faça parte de uma das melhores e mais conceituadas Escolas de Negócios do mundo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!