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Transformação digital: a jornada da Ambev para ser beer tech

A transformação digital é um dos tópicos em alta no universo corporativo. Cada vez mais, as organizações estão focadas em repensar modelos de negócio, implementar a digitalização e automatizar processos.

 

 

Mas, para além disso, a transformação digital implica em uma mudança cultural. Nesse sentido, a Ambev, maior fabricante de cervejas do Brasil, tem empreendido diversos movimentos a fim de se conectar ao setor de tecnologia e tornar-se uma beer tech.

 

Em sua jornada rumo à digitalização, a companhia aposta na inovação e, assim, vem construindo um ecossistema que já reúne mais de 20 negócios. Entre eles, estão as plataformas Bees, Zé Delivery e os hubs Ambev Tech, Ambev Global Tech e Ztech.

Cultura corporativa

Para viabilizar o crescimento compartilhado e facilitar a gestão do varejo, nos últimos anos, a Ambev investiu forte em áreas dedicadas à tecnologia. Para isso, ampliou a contratação de profissionais capacitados para atuar no segmento.

 

Atualmente, conta com mais de 5 mil profissionais de tecnologia. O número supera o de colaboradores em vendas, por exemplo. E essa transformação no quadro de funcionários impacta diretamente o portfólio de produtos.

 

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Em 2021, a companhia criou uma nova unidade de negócios chamada Match, cujo objetivo é desenvolver e acelerar as bebidas do futuro. Segundo o CTO, Eduardo Horai, o intuito é gerar conexão em todo o ecossistema, o que só é possível com inovação de ponta a ponta.

 

“Nessa jornada para construir a companhia do futuro, a gente procura ir muito além da cerveja: ser mais ágeis, criativos, colaborativos, diversos e preparados para cuidar e crescer junto com nossos parceiros”, afirmou Horai, em entrevista à Forbes.

 

beer tech

Inovação aberta

Nesse processo de transformação, foi preciso fazer com que a inovação avançasse ao ponto de compreender todas as áreas consideradas pilares para a atuação da empresa. Ou seja, não só em departamentos de tecnologia, a Ambev buscou disseminar a inovação em estrutura, produto, processos, serviços ao consumidor e relacionamento com parceiros.

 

Somado a isso, investiu no desenvolvimento de projetos em parceria com startups, que, hoje, somam mais de 500 conectadas à companhia. Um esforço que, em 2021, fez com que a Ambev recebesse destaque nacional como referência na prática de inovação aberta, segundo o ranking Top 100 Open Corps, da plataforma Open 100 Startups.

 

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Para se ter uma ideia, o time da Ambev implementou mais de 1 inovação por semana em 2021, totalizando 65 novos produtos. Essas entregas contribuíram para um crescimento acima da média da indústria, superando em volume patamares considerados históricos para a empresa, registrados durante a Copa do Mundo de 2014.

 

Na análise do CTO, tamanho desempenho foi possível devido ao suporte tecnológico, que permitiu à Ambev criar e escalar negócios como o Zé Delivery. O aplicativo de venda de bebidas, que capta dados através de plataforma proprietária, atingiu recorde no primeiro semestre de 2021 ao realizar 29 milhões de entregas.

 

Juntamente do Zé Delivery, quando reunidas, as inovações lançadas nos últimos três anos foram responsáveis por mais de 20% da receita da companhia no último ano.

Desenvolvimento de pessoas

O investimento em tecnologia é um fator importante para a geração de oportunidades de negócios e de mudanças dentro das empresas. No entanto, para que as áreas sejam capazes de trabalhar a inovação de forma independente, é fundamental olhar para quem está por trás de cada ação ou processo: as pessoas.

 

Por isso, a Ambev também concentrou esforços na capacitação de seus colaboradores para o futuro. Através da plataforma Ambev On, a organização oferece conteúdos gratuitos sob demanda, tanto para profissionais da empresa quanto para o público externo, sobre os mais diversos assuntos do mercado.

 

“Dessa forma, conseguimos capacitar a nossa gente para que tenham, cada vez mais, as veias da inovação, da criatividade, da colaboração e da diversidade – habilidades essas que os ajudam a cuidar de suas áreas e negócios de forma ágil e independente”, relata Horai.

 

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Outro esforço da companhia ocorreu no sentido de compreender as melhores formas de apoiar parceiros e consumidores. Nesse campo, foram revisados processos e implementadas ferramentas de Big Data, Advanced Analytics e Machine Learning, entre outras, com o objetivo de garantir mais agilidade, colaboração, eficiência e inovação.

 

Lidere a transformação digital

Para conduzir o processo de transformação digital, o mercado busca por profissionais com visão ampliada para gestão, negócios e tecnologias, mas também capazes de conduzir equipes e organizações, liderar negociações complexas e construir futuros promissores.

 

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