Paula Bellizia revela os pilares da transformação na Era Digital
A professora convidada da segunda aula ao vivo de março foi Paula Bellizia, que atualmente assumiu a presidência de Global Payment na EBANX. Saiba mais sobre o encontro.
A terceira edição do projeto Aula Ao Vivo FIA Online de 2022 foi conduzida por Paula Bellizia, profissional com quase três décadas de experiência executiva na liderança de empresas multinacionais no setor de tecnologia no Brasil e na América Latina. Sob a temática “Transformação 360°”, a live aconteceu na última quarta-feira, 30 de março, para alunos e convidados.
"Vivemos 50 anos em 2", disse Paula, referindo-se às movimentações que ocorreram em todas as esferas e os aspectos da sociedade durante os primeiros anos da pandemia de COVID-19. Afinal, o cenário imposto pelo coronavírus acelerou ainda mais o ciclo de mudanças constantes que já estávamos inseridos.
Entre elas, a executiva destacou as transformações digital, do consumidor, do modelos de negócios e de âmbito pessoal. Saiba mais sobre cada uma delas:
Transformação digital
Apesar de estarmos vivendo a Quarta Revolução Industrial, também conhecida como Indústria 4.0, é a primeira em que todas as tendências estão impactando tudo ao mesmo tempo, conforme Paula. “As tecnologias estão interconectadas, e não se pode mais falar de uma coisa isolada.”
Inteligência Artificial e Blockchain são tecnologias que fazem parte desse universo e estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, tornando possível o aproveitamento de dados e o rastreamento de transações financeiras no digital.
Disse também que a pauta sobre privacidade deve se estender para além da cibersegurança, atentando-se à privacidade individual. Para ela, a LGPD é apenas o começo das discussões. “Temos obrigação social de entender o que está se passando”, finalizou.
Transformação do consumidor
A mudança de atitude e mindset dos consumidores passa pelos aspectos de velocidade, hiperpersonalização e diversidade. "Nós estamos mais exigentes. Não aceitamos experiências pela metade. O consumidor quer entender se a carne que ele está consumindo é de origem confiável, por exemplo. O consumidor quer agilidade", observou.
Aproveitou para trazer um dado referente aos hábitos de consumo no Brasil durante a pandemia. Segundo ela, 13 milhões de brasileiros compraram online pela primeira vez. E por mais que algumas pessoas duvidem, é um comportamento que não se perderá, mas permanecerá mesmo com a redução de restrições impostas pelo COVID-19.
Transformação no modelo de negócios
Para exemplificar este tópico, Paula abordou a pauta táxi versus aplicativos de transporte. Antes, discutia-se sobre um ou outro, mas em Nova Iorque, nos EUA, a Uber firmou parceria com os táxis, unindo esses dois mundos.
Além disso, trouxe cases de outras marcas, como iFood e Burger King, que souberam aperfeiçoar seus modelos de negócios enquanto as mudanças estão acontecendo. “Houve uma disrupção total”, acrescentou, afirmando que se as empresas não fizerem, a concorrência fará.
Transformação pessoal
“É preciso identificar em si mesmo tudo isso que falamos hoje”, disse, defendendo que haja o exercitar a forma sustentável de pensar, fomentando e desenvolvendo habilidades cognitivas e não cognitivas.
Para ajudar, trouxe 3 dicas inspiracionais aos alunos e convidados:
#1 Frase de Arthur Schopenhauer: “Importante não é ver o que ninguém nunca viu, mas sim, pensar o que ninguém nunca pensou sobre algo que todo mundo vê.”
#2 Insight para o pós-aula: “Não acaba por aqui, porque não acaba!”, significando que vamos precisar nos autotransformar para acompanhar as evoluções da tecnologia.
#3 Livro: The infinite game, do Simon Sinek.
Leia também o artigo: Gabriela Prioli reflete sobre diversidade na perspectiva da eficiência.
Especialistas mais próximos de você
Ao longo de 2021, outros especialistas compartilharam suas experiências e visão de mercado. Em 2022 não será diferente, mais nomes importantes irão se reunir em lives de grande impacto para agregar ainda mais em sua carreira.
As aulas ao vivo são um conteúdo adicional além das disciplinas dos cursos de pós-graduação e MBA da FIA Online. Ao todo, são 12 lives, sendo um encontro por mês com objetivo de unir alunos, gerar networking e aprender com profissionais de destaque do mercado e da academia.
Quer participar mas ainda não faz parte da nossa comunidade de alunos? Conheça as opções de cursos em nível de especialização, matricule-se e faça parte de uma das melhores e mais conceituadas Escolas de Negócios do mundo.