content

Vantagem competitiva sustentável: Aprenda a aplicá-la ao seu negócio

Ao longo dos anos, o meio ambiente se tornou uma pauta recorrente entre as principais lideranças corporativas do mundo. A adoção de medidas e ações sustentáveis passou a ser uma das principais demandas em diversas organizações. E não é para menos, com um público cada vez mais atento e preocupado com questões socioambientais, políticas internas precisaram ser repensadas.

 

É nesse cenário que entra a vantagem competitiva sustentável. Esse planejamento busca melhorar os resultados de uma empresa através de diversos diferenciais sustentáveis. Além de beneficiar o meio ambiente, essa estratégia possibilita que as empresas se destaquem no mercado em relação à concorrência, alcançando suas metas e objetivos financeiros.

 

Quer entender como funciona e como colocar em prática ações sustentáveis na sua empresa? Siga com a leitura.

 

Como alcançar a vantagem competitiva?

 

A forma mais eficaz é através de ações sustentáveis. Uma empresa verdadeiramente sustentável é aquela que desenvolve atividades que visam a preservação do meio ambiente, mantendo a ética e a transparência de informações com seus fornecedores, parceiros e clientes.

 

Para alcançar a vantagem competitiva sustentável, a empresa precisa mudar seu mindset. A sustentabilidade vai muito além de ações sobre reciclagem e economia de materiais, ela envolve todas as áreas da organização, desde recursos ao pessoal. A empresa precisa respeitar o meio ambiente, seus colaboradores, clientes e sociedade como um todo.

 

A sustentabilidade empresarial está ancorada em 3 pilares fundamentais:

 

  • Desenvolvimento ambiental.
  • Desenvolvimento social.
  • Desenvolvimento econômico.

 

Ou seja, uma empresa sustentável é aquela capaz de lucrar causando o mínimo impacto ambiental possível e contribuindo positivamente com o avanço da sociedade.

 

Conheça práticas sustentáveis que podem ser implantadas na sua empresa

 

  • Uso consciente de recursos como água, energia, papel e plástico.
  • Incentivo ao uso de materiais reciclados.
  • Redução da geração de lixo durante os processos produtivos.
  • Adoção do sistema de logística reversa, evitando o descarte incorreto de materiais.
  • Apoio a projetos sobre desenvolvimento social e preservação do meio ambiente.

 

Construa uma liderança sustentável

Manter-se atualizado com as principais pautas globais é uma forma de estar à frente no mercado. Torne-se uma referência em gestão sustentável de negócios com os cursos de pós-graduação e MBA da FIA Online.

 

Esteja entre as grandes lideranças do mercado com uma das mais conceituadas Escolas de Negócios do mundo. Matricule-se nas primeiras turmas de 2021



DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!