content

Liderança ambidestra: a chave para se destacar em ambientes complexos

Como equilibrar a eficiência operacional nos negócios com os desafios da inovação? A resposta está na liderança ambidestra.

 

Os líderes da atualidade conhecem como poucos a evolução pela qual o ambiente de negócios vem passando. Com o ecossistema empresarial cada vez mais fluido e digital, as organizações devem estar preparadas para promover a disrupção em seus mercados, se quiserem garantir a longevidade e manter a competitividade. Esse contexto pede por talentos capazes de exercer uma liderança ambidestra.

 

Profissionais que adotam essa abordagem são capazes de conciliar o foco no presente com o olhar para o futuro. Se antes CEOs e demais C-level direcionavam suas ações quase exclusivamente no aumento dos lucros, agora, espera-se que também sejam hábeis em equilibrar as atividades operacionais diárias com a busca por novas oportunidades e soluções inovadoras.

Entenda melhor o que é a ambidestria

Você já deve ter ouvido ou até utilizado o termo “ambidestro” para se referir a pessoas que possuem a habilidade de escrever com ambas as mãos. Essa mesma ideia foi utilizada pelos pesquisadores Robert Duncan e Peter M. G. Hesseldahl, responsáveis por introduzir o conceito ao ambiente organizacional em um artigo para a revista “The Academy of Management Executive”, em 1996.

 

Desde então, no mundo corporativo, a ambidestria define a capacidade de explorar as condições atuais, otimizando as operações do modelo de negócios em prática e, ao mesmo tempo, explorando oportunidades para redefinir esse modelo de negócios e assumindo riscos pioneiros.

 

Estudos acadêmicos sugerem que a liderança ambidestra está fortemente relacionada ao desempenho da empresa e à melhoria de resultados, tanto para empresas em fase inicial, como para as companhias já estabelecidas. Esse estilo pode ser identificado na atuação de profissionais de diferentes senioridades, mas existem algumas características comuns a esse perfil. São exemplos:

 

  • Visão estratégica: são indivíduos capazes de enxergar o futuro e identificar as oportunidades que estão por vir;
  • Capacidade de adaptação: são flexíveis e adaptáveis às mudanças;
  • Tomada de decisão: são capazes de decidir com clareza e coerência, mesmo em condições de incerteza;
  • Espírito empreendedor: são motivados a inovar e criar novas soluções.

Você também pode se interessar pelo artigo Futures literacy: a nova competência das lideranças.

Como colocar a liderança ambidestra em prática?

Investir nesse modelo de gestão pode alavancar vantagens competitivas e trazer um aumento imediato nos lucros, além de tornar as organizações menos vulneráveis a mudanças tecnológicas e de mercado. Por outro lado, ao olhar para o futuro, a busca por inovação implica em assumir riscos e, caso seja conduzida sem um foco específico, pode trazer prejuízos diversos para a companhia, incluindo a perda de sua posição no mercado.

 

Sendo assim, líderes ambidestros devem ser capazes de pensar sob dois ângulos aparentemente opostos, explorando o que já é conhecido (exploit) e, ao mesmo tempo, buscando novas oportunidades (explore). Mas como colocar esse conceito em prática? Para ajudar você, listamos três práticas de como se tornar um profissional mais ambidestro. Acompanhe:

 

  1. Questione seus pontos de vista

Talvez, uma das tarefas mais difíceis para alguns profissionais seja questionar seus próprios pensamentos e ideias. Ao construir uma estratégia de longo prazo, por exemplo, defina a visão para sua empresa em cinco anos. Depois, construa cinco outros futuros possíveis. Assim, você expande seus horizontes para identificar padrões e oportunidades que, de outra forma, poderia ter perdido.

 

E não tenha medo de colocar sua tese à prova. Questionar ativamente seus pensamentos e suposições ajuda a compreender que uma situação pode conter múltiplas verdades e permite que você mantenha essas ideias variadas e opostas em sua mente.

 

Leia também Pipeline de liderança: as 6 etapas para desenvolver líderes.

 

  1. Desenvolva uma visão de exploração

Aplicar a liderança ambidestra também requer o desenvolvimento de ideias e oportunidades de crescimento que desafiam o status quo. Ao levantar ideias desse tipo junto à equipe, você incentiva a mentalidade e a criatividade voltada à experimentação. Procure também por formas de agregar valor a atividades, processos e clientes novos e existentes.

 

Ao assumir atividades direcionadas a novos negócios e oportunidades, crie métricas e metas que mensurem a experiência e o crescimento, não a eficiência e as margens de lucro - como nas soluções já estabelecidas. Por fim, envolva sua equipe na busca por alternativas para redução de custos e pela eficiência nos negócios, e recompense-a pelos resultados positivos.

 

  1. Aceite as diferenças

Um erro bastante comum é forçar a adaptação de um novo projeto ao modelo do negócio principal. Entenda que nem tudo precisa seguir em uniformidade, pois essa tentativa tende a sufocar as possibilidades, aumentando as chances de fracasso. Apenas reconheça que existem diferentes modelos de negócios, estruturas de custos e medidas de sucesso.

 

Desenvolver a ambidestria é a chave para você contribuir para a inovação e a perenidade das organizações, além de se destacar como líder em tempos voláteis e de alta complexidade. Continue aprendendo sobre o assunto e desenvolva as competências mais valorizadas da atualidade com as Pós-graduações e MBAs da FIA Online.

 

Conheça nossos cursos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!