A sustentabilidade é um tema importante para o cotidiano de, ao menos, 82% dos brasileiros. O dado pertence a pesquisa da Opinion Box, plataforma de pesquisa de mercado, que ouviu 2.203 pessoas.
De acordo com um levantamento da consultoria McKinsey, 70% dos consumidores estão dispostos a pagar um valor extra de 5% sobre produtos que não agridam o meio ambiente. Em contrapartida, um estudo do Instituto FSB Pesquisa mostra que 60% das empresas ainda não contam com uma estratégia de sustentabilidade definida.
A Lojas Renner, no entanto, está entre as empresas que vêm conseguindo conectar as boas práticas sustentáveis à estratégia do negócio. Nos últimos anos, a organização firmou compromissos públicos relacionados ao tema e vem obtendo importante evolução.
Confira, a seguir, algumas das ações implementadas e os resultados colhidos até aqui.
Na esteira da economia circular - conceito que associa desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais - , em 2021, a Renner inaugurou sua primeira “loja circular” no Rio de Janeiro.
A iniciativa dá visibilidade a uma série de práticas sustentáveis adotadas pela empresa. Entre elas, estão peças com o Selo Re, que identifica as confecções que geram menor impacto ambiental em sua produção, e o coletor do serviço de logística reversa e no espaço dedicado ao Repassa, plataforma de revenda de vestuário, calçados e acessórios adquirida ano passado.
Você também pode se interessar pelo artigo Logística Reversa: as iniciativas da Nespresso pela sustentabilidade.
Também recebe destaque a arquitetura, que utiliza materiais reciclados e recicláveis e reaproveita até 97% de resíduos. Além disso, garante o abastecimento do espaço por meio de energia eólica.
A loja circular é uma dentre as estratégias que contribuem para que a Renner tenha hoje a maior pontuação entre as empresas de varejo no Sustainability Yearbook 2022, da S&P Global. Este é o quinto ano consecutivo que a companhia integra o índice.
Em 2021, a Lojas Renner alcançou a marca de 100% de suas operações com abastecimento de energias renováveis e de baixo impacto. Também reduziu as emissões de CO2 em 20% no comparativo a 2017 e entregou um portfólio formado em 80% por produtos com menor impacto ao meio ambiente.
Agora, quer ir além e, para isso, firmou novos compromissos públicos. São exemplos: promover a transição energética também na cadeia de parceiros e fornecedores, elevar os produtos de impacto reduzido a 100% do portfólio até 2030 e chegar à neutralidade climática até 2050.
A companhia considera que ações como essas estão alinhadas ao que acreditam seus stakeholders e reconhece que, para cumprir esses desafios, será preciso investimento, pesquisa e muito trabalho.
Leia também: Sustentabilidade no centro do negócio: a Mercur prova que é possível
Há muitos anos, a empresa realiza pesquisa para ter materiais reciclados ou menos impactantes a custos ainda vantajosos. Também estão no radar a redução do uso de água e o uso de materiais recicláveis nos equipamentos da loja.
Outra meta consiste na implantação de sistemas de rastreabilidade em 100% dos produtos de vestuário feitos com algodão. Além disso, a varejista pretende avançar nos controles de origem das demais matérias-primas têxteis.
Também está entre os compromissos da Renner ter, no mínimo, 50% dos cargos de liderança ocupados por pessoas negras até 2030. A meta representa um incremento de 18% em relação à participação atual. Já para os cargos de alta liderança, é esperado um mínimo de 55% na participação feminina, o que significa um aumento de 6%.
Sustentabilidade é uma das chaves para o futuro dos negócios. Na FIA Online, você encontra o curso e a formação ideais, que preparam você para conduzir empresas frente a cenários complexos e desafiadores.
Para uma gestão conectada às demandas da atualidade, conte com a FIA Online, uma das mais conceituadas Escolas de Negócios do mundo. Aqui, você estabelece parcerias e conexões capazes de transformar a sua carreira.
Conheça nossos cursos de pós-graduação e MBA.