content

Logística Reversa: as iniciativas da Nespresso pela sustentabilidade

A preservação do meio ambiente é uma pauta constante no dia a dia de diversas empresas e organizações. Cada vez mais, lideranças se mostram preocupadas em buscar soluções sustentáveis na hora de fabricar produtos e fornecer serviços. 

A logística reversa, por exemplo, é uma das alternativas encontradas para preservar o meio ambiente. Esse procedimento permite que o consumidor devolva embalagens e resíduos à empresa, assim o próprio fabricante se responsabiliza pelo descarte apropriado.

 

Esse método ganhou força com a implantação de uma Política Nacional de Resíduos Sólidos, incluída na Lei nº 12.305, que estabelece um acordo entre fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, garantindo uma responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

 

Iniciativas sustentáveis da Nespresso

Nos últimos anos, a Nespresso vem adotando uma série de medidas que beneficiam o meio ambiente e incentivam o consumo sustentável. Entre elas, está a logística reversa.

 

Com mais de 200 pontos de coleta espalhados pelo país, a empresa incentiva os consumidores a realizarem a devolução das cápsulas de café diretamente nas lojas. Além dos pontos oficiais de coleta, a Nespresso também conta com o retorno dos resíduos através dos Correios.

 

A reciclagem das cápsulas Nespresso transforma o alumínio em novos materiais e reaproveita a borra do café como adubo orgânico. Essa iniciativa, além de gerar um impacto positivo na sociedade, ressalta os valores da empresa e seu compromisso com um futuro mais sustentável. 

 

Produtos inovadores

“Para a Nespresso, oferecer cafés com aromas e sabores superiores exige uma melhoria contínua na forma que o café é plantado, colhido, encapsulado e ganha uma nova vida quando sua cápsula é reciclada. É por isso que agimos a longo prazo de forma sustentável. Trabalhando no campo produtores e agrônomos. Inovando em origens e métodos de processamento. Ampliando continuamente nossa capacidade de coleta e reciclagem de cápsulas usadas, no Brasil e no mundo.” - posicionamento da marca divulgado no site oficial. 

 

A iniciativa mais recente da marca visa alcançar a neutralidade em carbono até o final do ano de 2022. Com o lançamento de uma linha de produtos que utiliza menos plástico, a Nespresso está focada em reduzir poluentes e diminuir a geração de resíduos.

 

A nova linha Vertuo Next é fabricada com 50% de plásticos reciclados e ainda conta com embalagem composta por 99,5% de materiais reutilizados. O objetivo da Nespresso é implementar essa nova embalagem em todas as linhas até o final deste ano.

 

Sustentabilidade gera rentabilidade

Segundo levantamento realizado pela Fundação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), cerca de 87% dos brasileiros preferem consumir produtos e serviços de empresas sustentáveis.

Dados como esse, revelam a importância de se manter atualizado com as tendências do mercado e investir na boa gestão dos negócios. 

 

Com a FIA Online, além de se conectar a lideranças renomadas, você evolui profissionalmente através da experiência de especialistas do mercado, conquistando destaque no mundo dos negócios e ampliando o seu networking.

 

Transforme os resultados da sua empresa com a FIA Online. Conheça o nosso portfólio de cursos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!