content

Retenção de talentos: Nestlé conecta projetos a interesses dos colaboradores

Cada vez mais, uma boa estratégia de gestão de pessoas precisa considerar as necessidades e os interesses dos profissionais.

 

Engajamento e motivação são dois elementos fundamentais quando se busca retenção de colaboradores e redução da rotatividade. A Nestlé está atenta à importância de construir esses sentimentos. Considerando tendências e mudanças no mundo do trabalho, a companhia vem focando em conectar pessoas e projetos conforme os interesses de seus funcionários.

 

À revista Você RH, o vice-presidente de recursos humanos e compliance da Nestlé Brasil, Enrique Rueda, destacou que as pessoas estão repensando sua relação com o trabalho. Por isso, segundo ele, é fundamental que as empresas saibam alinhar mudanças às expectativas dos profissionais para atrair e reter os melhores funcionários.

 

Entre as ações da empresa, estão projetos que se destacam por valorizar os interesses dos colaboradores e pelos resultados alcançados até então. É sobre dois deles que tratamos a seguir.

 

Conheça duas iniciativas da Nestlé para retenção de talentos

Personalização do desenvolvimento

Desde março, a organização aposta em uma plataforma online, chamada TalentHub. Ela possibilita que o próprio funcionário personalize sua jornada de aprendizagem e desenvolvimento. Para ter acesso à plataforma, é preciso ter sua avaliação de desempenho no nível de alta performance.

 

Na primeira etapa do projeto, foram selecionados 670 colaboradores para ter acesso a treinamentos, mentorias e descontos na compra de livros. Os participantes podem escolher entre mais de 1,5 mil cursos com certificado - o que inclui MBAs - de diversas instituições reconhecidas e renomadas.

 

Você também pode se interessar por 4 TED Talks para inspirar a Gestão de Pessoas.

 

A iniciativa busca contribuir com o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores, seja com relação a aspectos técnicos ou pessoais. Isso porque os conteúdos não ficam restritos a temas de carreira e negócios. Se desejar, o colaborador pode aprender até mesmo sobre games ou culinária.

 

A proposta é que o colaborador tenha liberdade para explorar o seu potencial na área em que preferir, contribuindo para a motivação e o engajamento.

 

União de interesses pessoais a novos projetos

 

Outra plataforma utilizada pela Nestlé é a People Match, focada em conectar projetos da companhia com habilidades e interesses dos colaboradores. O acesso é por aplicativo, no qual os funcionários são convidados a criar um perfil e informar seus gostos, hobbies, competências e assuntos que lhe interessam.

 

Ao mesmo tempo, o aplicativo recebe cadastros de projetos em andamento na companhia não só no Brasil, mas ao redor do mundo. Os gestores podem descrever quais atividades serão realizadas e as habilidades necessárias para participar. Por fim, a plataforma cruza informações para promover o “match” entre colaboradores e projetos.

 

Desde seu lançamento, em agosto de 2021, cerca de 800 cadastros de profissionais foram feitos e mais de 40 projetos foram criados.

 

Leia também o artigo Como será a gestão de pessoas no futuro.

Esteja preparado para reter os melhores talentos

A liderança e o processo de desenvolvimento de pessoas e equipes têm papel fundamental no crescimento das organizações. Por isso, é importante que sejam vistos sob perspectiva comportamental, científica e aplicada a negócios e projetos.

 

Junte-se à FIA Online, uma das mais conceituadas escolas de negócios do mundo, e aprofunde seu conhecimento nas mais variadas técnicas voltadas à área de pessoas e de recursos humanos.

 

Matricule-se na pós-graduação em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas e se torne um especialista em nível de pós-graduação no assunto mais importante de uma organização: suas pessoas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!