content

Mulheres e a barreira do etarismo no mundo do trabalho

O debate sobre etarismo, preconceito baseado na idade da pessoa, vem ganhando espaço na imprensa, nas redes sociais e também no mundo corporativo. E, para as mulheres, esse tipo de discriminação surge como mais uma barreira a ser superada para permanecer atuante no mercado de trabalho.

 

Segundo a pesquisa Global Learner Survey, elaborada pela Pearson em parceria com a Morning Consult, o preconceito e a discriminação são pontos de dificuldade para 74% das mulheres na hora de buscar oportunidades de emprego. E para 65% delas, o etarismo tem prioridade entre as questões a serem combatidas.  

 

Ao todo, o estudo ouviu cerca de 6 mil mulheres nos Estados Unidos, Reino Unido, Brasil, México, Índia e China. Entre as brasileiras, 87% declararam que recebem menos oportunidades do que os homens no ambiente corporativo. A preocupação delas é que gênero e idade sejam barreiras na carreira. 

 

Na contramão desse cenário e alinhadas às tendências do mundo do trabalho, algumas empresas começam a reavaliar o espaço destinado às profissionais mais maduras e que não têm interesse em aposentadoria. 

 

Você também pode se interessar pelo artigo Líderes de sucesso: 10 mulheres para você se inspirar. 

 

Ações buscam inclusão

Historicamente, a carreira feminina é afetada pela maternidade. Conforme pesquisas, 50% das mães permanecem fora do mercado de trabalho até dois anos após o nascimento do filho. No envelhecimento, elas precisam lidar não apenas com as mudanças hormonais, mas também com os estereótipos associados à idade.

 

Um levantamento realizado pela consultoria Robert Half, em 2019, apontou que 69% das empresas não contratavam pessoas com mais de 50 anos. Os motivos para excluir profissionais dessa faixa etária envolviam altos salários, conhecimento desatualizado, pouca flexibilidade em relação a horários e possibilidade de conflito de gerações.  

 

Desde então, no entanto, a realidade vem mostrando casos de empresas que apostam nas habilidades, competências e diferenciais desses profissionais. Para isso, investem na promoção de ações específicas com foco em inclusão.

 

A multinacional Accenture, a empresa de recompensas Livelo e a empresa de soluções em pagamento Credicard são algumas das empresas que mantêm programas de contratação voltados especificamente para o público com mais de 45 anos.

 

Leia também Liderança feminina: Executiva da Merz compartilha lições de carreira.

 

Mudança na força de trabalho 

O fato é que a diversidade se tornou fator incontestável para o estímulo à criatividade, à produtividade e à inovação. Além disso, manter profissionais com esse perfil nas organizações pode ser uma alternativa para lidar com o déficit de mão de obra especializada que acontece em algumas áreas. 

 

Somado a isso, o envelhecimento da população deve estimular cada vez mis empresas a repensarem suas práticas e abrirem espaço aos profissionais com mais de 50 anos, ou 50+, em seus quadros. 

 

Atualmente, eles representam 26% da população brasileira, segundo pesquisa realizada pela consultoria Ernst & Young, juntamente com plataforma Maturi, focada em empregos e desenvolvimento de profissionais 50+. Até 2040, a expectativa é que mais de 57% da força de trabalho do País tenha mais de 45 anos.

Invista na sua carreira 

Esteja preparado para ocupar uma das carreiras mais importantes dentro de uma organização. Na FIA Online, você encontra a formação ideal em negócios em nível de pós-graduação e MBA. Amplie sua atuação, desenvolva networking e crie novas oportunidades de negócios.  

 

Conheça nosso portfólio e eleve sua carreira a um novo patamar.

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!