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CEO da Melhoramentos dá o caminho para inovar em empresas familiares

Na Aula ao Vivo FIA Online, Rafael Gibini abordou a importância da inovação para negócios que buscam a perenidade.

 

 

Transformar-se para sobreviver em um mundo de mudanças constantes pode ser um grande dilema para empresas familiares. CEO da Melhoramentos, Rafael Gibini apresentou o caminho para a inovação em negócios de origem familiar, na edição de outubro da Aula ao Vivo FIA Online.

 

Administrador com MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FGV-SP, Rafael lidera a Melhoramentos desde abril de 2020. Sob sua gestão, a empresa reformulou seu posicionamento no mercado, ampliando em duas vezes seu faturamento com aumentos expressivos no resultado líquido.

 

O executivo também já contribuiu para o redesenho de modelos de negócios em grandes corporações de diversos setores, tanto nacionais como internacionais, por meio da sua atuação em consultorias como Deloitte, Integration Consulting e como sócio da Consultoria de Inovação Play Studio.

 

Em sua apresentação para alunos e convidados da FIA Online, o executivo, que soma mais de 25 anos de experiência em cargos estratégicos no mercado, compartilhou os desafios e as oportunidades para tornar empresas familiares mais inovadoras e competitivas com foco no futuro.

 

Continue a leitura e acompanhe alguns dos principais insights desse encontro.

 

A relevância das empresas familiares no Brasil e no mundo

 

O relatório Índice de Empresas Familiares 2023, divulgado pela consultoria EY, mapeou o impacto dos 500 maiores grupos familiares pelo mundo. Os resultados mostram que as empresas familiares apresentam um faturamento de U$D 8,02 trilhões e são responsáveis por 24,52 milhões de empregos.

 

No Brasil, o panorama não é muito diferente: 90% das empresas têm algum tipo de controle familiar ou de ações de famílias na sua gestão. Além disso, os empreendimentos com origem familiar são responsáveis por 65% do PIB do País e por 75% dos empregos.

 

“Apenas 5% das empresas de origem familiar sobrevivem à 3ª geração. É uma honra liderar uma empresa que já tem sua 4ª geração no Conselho (Administrativo). Esse é um ponto fora da curva”, pontuou o executivo.

 

As características dos negócios familiares

 

Antes de abordar a inovação em empresas familiares, Rafael destacou as principais características e o contexto desse tipo de empreendimento:

 

  • Longo prazo: empresas familiares costumam focar na perenidade, ou seja, em como deixar um legado para a sociedade e para a família.

  • Diversificação: é comum que grandes grupos familiares optem pela ramificação de negócios, dentro de uma lógica de gestão de riscos. “Se há uma visão de longo prazo, mitigar riscos é uma parte importante dessa estratégia”, afirma Rafael.

  • Família: esse fator traz aspectos positivos, mas também outros que podem atrapalhar. Nesse ambiente, costuma-se ver pessoas com muito tempo de casa, com apreço pela empresa e pelo fundador. Em contrapartida, um desafio se refere à separação das decisões emocionais e técnicas. Um exemplo é a falta de critérios claros para um reconhecimento profissional.

  • Controle: a centralização da tomada de decisões na figura do fundador também pode ser um ponto problemático. Diante do medo de errar, muitas vezes, criam-se colegiados para tomar determinadas decisões, o que acaba comprometendo a agilidade.

  • Mudanças: é importante compreender que aquilo que trouxe a empresa até aqui não necessariamente a levará para o futuro.

Como levar inovação para o contexto da empresa familiar?

 

Com 133 anos de atividades, a Melhoramentos traz a inovação em seu DNA. A empresa foi a responsável por produzir o primeiro papel higiênico da América Latina e também o primeiro livro colorido.

 

Hoje, a companhia de capital aberto atua nos segmentos Editorial, Cultivo e Manejo de Florestas, fabricação de Fibras de Alto Rendimento de Celulose e Desenvolvimento Imobiliário. Nos últimos anos, passou por um processo de transformação para se tornar mais inovadora e competitiva, cujos passos foram detalhados por Rafael.

 

Confira a seguir.

 

Governança sólida

 

A empresa implementou mudanças em sua governança corporativa. O Conselho de Administração passou por uma renovação na sua composição e o voto de minerva foi atribuído ao presidente do Conselho, que é obrigatoriamente um membro independente. Outro ponto importante é ter um estatuto claro, o que é fundamental para a clareza de papéis.

 

“Metade dos membros são independentes, e metade acionistas. Essa combinação é muito positiva, porque traz profissionais com vivência em governança sólida, com decisões mais técnicas, e acionistas, profissionais que trazem muito do legado, da cultura corporativa que precisa ser respeitada e honrada”, relatou.

 

Reposicionamento estratégico

 

Na Melhoramentos, o processo de reposicionamento estratégico teve início com a revisão do propósito da empresa, em um trabalho que envolveu executivos, colaboradores da operação e integrantes da família.

 

O plano estratégico foi dividido em dois capítulos: um focado no fortalecimento dos negócios já existentes e outro voltado a pautas que irão transformar a empresa.

 

Cultura corporativa

 

Nesse quesito, foram trabalhados aspectos como redução de níveis hierárquicos ou horizontalidade, revisão de valores, comunicação interna com foco, papel e exemplo do CEO, autoconhecimento e reconhecimento, e visão de business units (BU).

 

“Quando se fala em ouvir o time, o mais importante é você permitir o erro. Se você está falando de inovação, isso significa que você vai fazer, vai errar, vai aprender com o erro e vai criar uma inovação. Um elemento muito importante da cultura é a troca (de ideias) e isso que dá pista para a inovação.”

 

Processo de inovação

 

Para conduzir um processo de inovação, a Melhoramentos tratou de definir suas prioridades e separar os times que se dedicam à operação daquele voltado à transformação. Essa divisão, segundo Rafael, evita que boas ideias morram ao disputar espaço no dia a dia da empresa com negócios já consolidados.

 

Outro ponto é entender o produto e suas fortalezas. “Um dos nossos negócios é editorial. São livros voltados ao público infantil, infantojuvenil e paradidáticos. Em algum momento desse reposicionamento, entendemos que o que realmente a gente vende não são livros, mas conteúdos, histórias, que hoje estão encapsuladas no formato de livro, mas podem estar em outros formatos”.

 

No início do processo, os esforços foram concentrados principalmente em crescer o core da empresa, com a resolução de problemas simples para ganhos rápidos. Ao longo do tempo, estes foram reduzidos, enquanto as iniciativas voltadas à transformação do negócio cresceram. Nesse período, é importante realizar a gestão de expectativas para um ritmo de entregas eficaz, que gera pessoas felizes.

 

Como resultado, a Melhoramentos dobrou sua receita líquida entre os anos de 2020 e 2022, passando de 100,56 milhões a 200,97 milhões.

 

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