content

Liderança feminina: Executiva da Merz compartilha lições de carreira

Giovana Pacini, country manager da farmacêutica alemã Merz, uma das principais empresas do mercado no país, compartilhou seus conselhos para realizar uma boa liderança.

 

Essa habilidade de liderar, que hoje Giovana desempenha com maestria, no passado foi vivenciada junto à síndrome da impostora quando assumiu o seu novo cargo na empresa.

 

Até chegar na sua posição atual, a executiva passou por grandes desafios. Para ela, ser um bom líder não significa que você deve entender sobre tudo. Tem que ter humildade e reconhecer que você também é humano e pode aprender com seus liderados.

 

“E então me dei conta que não precisava entender de absolutamente tudo como eu imaginava. Eu precisava liderar”, disse ela em sua entrevista para a Forbes, em julho deste ano. Na ocasião, Giovana compartilhou sua trajetória profissional e como reconhecer seus limites fez diferença em sua carreira.

 

Você também pode se interessar por Retenção de talentos: Nestlé conecta projetos a interesses dos colaboradores.



Carreira, liderança e os aprendizados da maternidade

 

A executiva se interessou pela área desde muito cedo. Para ela, seu pai foi sua grande inspiração. Enquanto estava cursando a faculdade de administração, surgiu uma boa oportunidade de estagiar na empresa em que ele trabalhava, a Eurofarma.

 

De lá pra cá, Giovana passou por diversos campos do setor farmacêutico. Anos depois, foi enquanto estava em licença-maternidade da empresa Galderma, concorrente da sua atual empregadora, que veio o convite para assumir a posição de diretora da Merz.

 

Hoje, com seus filhos gêmeos crescidos, Pecini reconhece que a maternidade ajudou a fortalecer a sua carreira e sua visão sobre liderança. “Depois deles, passei a entender que as pessoas, mesmo sob as mesmas condições, reagem de forma diferente. Não posso dar feedback da mesma maneira para todo mundo que faz parte da minha equipe, por exemplo”, afirma.

 

Ainda sobre maternidade, a executiva compartilhou que a chegada de seus filhos foi fundamental para lhe ajudar a deixar claro o que deve ser prioridade na vida e, principalmente, entender que é impossível dar conta de todas as demandas. “A perfeição não existe”, conclui ela.

 

Leia também o artigo Gestão de pessoas: o papel do líder no ambiente tóxico.

 

Torne-se a liderança que o mercado procura

 

O sucesso da sua trajetória profissional começa por você. Com a FIA Online você desenvolve a sua capacidade de gestão a partir de uma metodologia exclusiva e da experiência de profissionais que atuam nas principais empresas do mercado.

 

Fortaleça a sua melhor versão profissional. Conheça o nosso portfólio de cursos e matricule-se.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!