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Pipeline de liderança: as 6 etapas para desenvolver líderes

Conheça o caminho com seis transições para o desenvolvimento de um verdadeiro líder

 

 

Já parou para pensar que você pode ser o chefe do futuro? Para estar apto a esse papel, é preciso enfrentar uma longa jornada. Nesse sentido, o pipeline de liderança é uma ferramenta valiosa para empresas que desejam desenvolver líderes eficazes e garantir o futuro da organização.

 

Criado pelos consultores e pesquisadores Ram Charan, Stephen J.Drotter e Jim Noel, o pipeline de liderança é um modelo de desenvolvimento de líderes composto por seis principais transições, que vão desde a liderança de si mesmo até a gestão de uma organização. Cada passagem representa um conjunto de habilidades e responsabilidades que as pessoas devem desenvolver para serem bem-sucedidas em seu próximo nível.

Conheça as etapas:

 

1. Do autogerenciamento à gestão de colaboradores

 

Muitas empresas promovem seus profissionais a gestores quando eles demostram habilidade para lidar com responsabilidades, colaborar e entregar bons resultados. Essa é a primeira passagem no pipeline de lideranças e, ao contrário do que muitos pensam, pode não ser fácil e natural.

 

Desprender-se do papel de colaborador individual para se tornar gestor, exige uma mudança de mindset - em vez de executar o trabalho, você precisa conseguir que o trabalho seja realizado pelos outros profissionais. É necessário aprender a realocar o tempo para ajudar os outros e ainda desempenhar a sua função.

 

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2. Gerenciamento de colaboradores para a gestão de gerentes

 

A principal diferença desta etapa para a anterior está no abandono completo das tarefas individuais, afinal, estamos falando de gerenciar gerentes. Os desafios envolvem selecionar os profissionais para a passagem 1, delegar tarefas, avaliar seu progresso como gerentes e apoiá-los no seu desenvolvimento.

 

Espera-se que o gerente seja capaz de identificar quando um profissional não tem aptidão para liderar pessoas, e que também forneça a orientação e o treinamento adequado aos gerentes de primeira viagem.

 

3. Gerenciamento de função

 

Já neste estágio, o profissional deixa de gerir outras pessoas para desempenhar a gestão de uma função, que, muitas vezes, forma uma área dentro de um negócio. São exemplos: gerentes de recursos humanos, de vendas ou de tecnologia.

 

Nesse ponto, os gestores devem ser exímios estrategistas e não só na sua especialidade. Eles precisam ser capazes de conectar a estratégia da sua área a de negócios da organização. Por tudo isso, essa etapa do desenvolvimento de líderes requer maior maturidade gerencial.

 

4. De gerente operacional a gerente de negócios

 

Nessa passagem, os profissionais passam a liderar um negócio ou unidade de negócios dentro da organização. Para muitos, essa transição é a mais desafiadora, uma vez que os gerentes de negócios são responsáveis pelos resultados financeiros da empresa.

 

Além disso, há uma mudança significativa nas habilidades, na gestão do tempo e nos valores de trabalho. Entre as competências que precisam ser desenvolvidas, estão: visão estratégica a curto, médio e longo prazo, liderança da mudança, gestão de riscos e gestão de stakeholders.

 

5. Fase de gestão de grupo

 

Aqui, o profissional passa a ser responsável por um grupo ou divisão de negócios. Um comportamento que distingue esta transição é que o líder deixa de valorizar o sucesso do seu negócio para priorizar o sucesso dos negócios dos outros.

 

Na passagem da liderança de um negócio ou divisão, os líderes devem dominar quatro habilidades: análise de estratégias para alocação ou aplicação de capital, desenvolvimento de gerentes de negócios, desenvolvimento e implementação de estratégia de portfólio e avaliação das capacidades dos gerentes de negócios.

 

6. Última etapa: administração de empresas

 

Neste estágio, o profissional assume a liderança da empresa como um todo, na posição de CEO ou presidente. Com a experiência e as habilidades desenvolvidas nas passagens anteriores, o líder deve compreender inteiramente como a organização executa e realiza suas atividades.

 

Porém, mais do que isso, ele deve ser capaz de evoluir seu pensamento do estratégico ao visionário, em uma perspectiva global.

 

Por que implementar um pipeline de liderança?

 

Essa é uma ferramenta flexível e pode ser ajustada à realidade de cada organização. Aqui estão alguns benefícios específicos que as empresas podem obter ao implementar um pipeline de liderança:

 

- Melhor desempenho

 

Empresas com um pipeline de liderança bem-sucedido tendem a ter um desempenho melhor do que aquelas que não tem. Isso ocorre porque as empresas com um modelo estruturado para desenvolvimento de líderes têm em seu quadro profissionais qualificados, que podem tomar decisões eficazes e liderar a organização para o sucesso.

 

- Maior satisfação dos funcionários

 

Os colaboradores tendem a estar mais satisfeitos em trabalhar quando suas empresas apresentam um pipeline de liderança bem-sucedido. Isso porque, por meio dessa metodologia, as companhias mostram que investem no desenvolvimento de seus funcionários, valorizando o trabalho de cada membro da equipe.

 

- Retenção de talentos

 

As oportunidades de desenvolvimento e de crescimento do pipeline de liderança também contribuem para que os funcionários de uma organização se tornem mais propensos a permanecer na empresa.

 

 

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