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Feedback: o calcanhar de Aquiles das organizações

Segundo a mitologia grega, Aquiles era filho do rei Peleu e da deusa Tétis. O semideus tornou-se invulnerável quando, ao nascer, foi banhado pela mãe nas águas do rio Estige. Porém, ele foi segurado por um dos calcanhares, permanecendo com esse ponto vulnerável.

 

A partir dessa lenda grega nasceu a expressão “calcanhar de Aquiles”, que se refere ao ponto fraco de alguém. E, no caso deste artigo, aponta uma fragilidade comum em muitas empresas.

 

60% dos profissionais entrevistados pela Mindsight, empresa de tecnologia e gestão de pessoas, observou ter tido problemas com os gestores. O conflito? O feedback.

 

O feedback, que visa a contribuir para o desenvolvimento de carreiras quando executado de forma adequada, ajuda no crescimento da empresa, além de reduz o turnover. Uma prática excelente tanto aos profissionais quanto às organizações. Apesar de simples, na prática se torna complexo. 

 

Pioneiro em avaliação de clima organizacional no Brasil, André Fischer lembra que essa é uma área particularmente desafiadora no cenário corporativo do país. "A avaliação de desempenho sempre foi um gargalo na gestão de RH no Brasil. O avaliador tem dificuldade de avaliar, e o avaliado não quer ser avaliado", disse o professor FIA Online em entrevista ao UOL Economia.

 

A falta de cultura de feedback está entre os pontos mais críticos da liderança no Brasil, tendo sido agravada durante a pandemia. Cerca de 30% das empresas suspenderam as avaliações formais de performance e desenvolvimento individual, conforme pesquisa do Grupo Talenses.

 

Mas como dar bons feedbacks? Veja alguns fatores que contribuem para o sucesso dessa prática:

- Ter objetivos alinhados, com foco no desenvolvimento profissional;

- Promover essas conversas no timming certo. Ou seja, não deixar passar muito tempo para dar um parecer positivo ou negativo;

- Transmitir a mensagem de forma clara e objetiva.

 

Porque adotar boas práticas de feedback

Feedback é sinônimo de engajamento e motivação, como mostrou um levantamento da Hubspot em cerca de 43% dos colaboradores mais engajados em uma empresa são aqueles que recebem feedback semanal. A pesquisa também identificou que 78% dos profissionais afirmam que o reconhecimento as deixam mais motivadas para trabalhar e desenvolver suas atividades.

 

Além disso, empresas nas quais seus colaboradores são reconhecidos efetivamente têm aproximadamente  31% menos demissões e 12x mais probabilidade de atingir melhores resultados, conforme estudo realizado pela Society for Human Resource Management (SHRM) e Globalforce.

 

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