Quando o assunto é agenda ESG, é possível ter um e-commerce alinhado a práticas sustentáveis?Continue a leitura, e descubra como as empresas estão trabalhando o tema.
O mercado compreende a importância da agenda ESG aos negócios. Isso porque melhores práticas ambientais, sociais e de governança geram valor – tanto de reputação como em lucratividade. De acordo com relatório da Bloomberg, esse mercado globalmente está estimado em US$ 30 trilhões, e a projeção é chegar a US$ 53 trilhões até 2025.
Por isso, empresas nacionais e multinacionais passaram a incluir em suas estratégias ações voltadas às causas ambientais, como a C&A e seu compromisso com a moda circular. Ela se tornou a primeira empresa varejista de moda da América a lançar produtos feitos no Brasil com a Certificação Cradle to Cradle (C2C).
Mas e quando diz respeito às lojas virtuais, é possível aplicar práticas sustentáveis? A resposta é sim. Inclusive, o tema está em destaque no mercado brasileiro, no qual muitos empresários e investidores estão de olho nos benefícios ao meio ambiente e para os negócios.
E-commerce sustentável nada mais é que um modelo de negócio virtual que adota medidas ecológicas para preservação do meio ambiente, além de minimizar os impactos negativos gerados pelo consumo desenfreado e pela geração de poluentes.
A partir desse entendimento, o próximo passo transformar seu e-commerce é avaliar os impactos reais do seu negócio. Afinal, sem clareza fica inviável repensar maus hábitos e promover as mudanças necessárias, dificultando na elaboração de melhores práticas.
Tornar sustentável é considerar todas as etapas do seu e-commerce, desde os processos internos aos externos, quando o cliente recebe o produto ou serviço que você e sua empresa oferecem. Veja alguns aspectos a serem observados:
Embalagens. A empresa de coleta norte-americana Republic Services identificou um aumento de 25% nas coletas de resíduos feitos em residências. Um acréscimo que é resultado do novo comportamento dos consumidores motivado pela pandemia, o de comprar virtualmente. Consequentemente, há maior quantidade de embalagens descartadas. Assim, a melhor alternativa é optar por materiais reciclados, biodegradáveis ou reutilizáveis para não agredir o meio ambiente.
Logística e Frete neutro. Um dos pilares para vendas é, ao mesmo tempo, o maior desafio ambiental das lojas virtuais. A logística pode ser responsável pela emissão em excesso de gás carbônico (CO2) que contribui para a aceleração do processo de mudanças climáticas. É nesse sentido que o Frete neutro surge como uma solução, visto que é um processo de compensação de carbono por meio da compra de créditos de carbono que apoia financeiramente projetos ambientais e sociais brasileiros certificados.
Divulgue relatórios sobre suas metas alcançadas em ESG. As pessoas valorizam e se sentem estimuladas com boas práticas. Estabeleça metas ambientais, sociais e de governança, torne-as públicas e comunique ao mercado quando elas forem atingidas. É uma forma de mostrar na prática o engajamento real de uma empresa com um tema de extrema relevância e impacto na sociedade.
A temática da economia sustentável já está presente em muitas cartas de CEOs e executivos do mercado, incentivando que outros líderes incorporem modelos de negócio que se apropriem da pauta ESG.
Invista na sua formação na FIA Online, uma das mais conceituadas Escolas de Negócios do mundo, onde você estabelece parcerias e conexões transformadoras. Destaque-se.