content

Quais as 5 disciplinas de Peter Senge das organizações que aprendem

Considerado o maior especialista em aprendizado organizacional da atualidade, Peter Senge revela o diferencial competitivo que pode transformar empresas e carreiras.

 

Se considerarmos o cenário de constantes transformações, podemos dizer a capacidade de se adaptar e evoluir é um diferencial competitivo interessante. Então, pode um livro de 1990 se manter um guia para organizações do século 21 mesmo com o avanço tecnológico e seus impactos no comportamento humano?

 

Sim. É o caso de A quinta disciplina, de Peter Senge, considerado o maior especialista em aprendizado organizacional da atualidade. Esse livro foi chamado de “um dos livros de administração mais influentes dos últimos 70 anos” pela Harvard Business Review. Inclusive, serve como uma ferramenta para reorganização de companhias.

 

Nele, Senge defende que as organizações destinadas ao sucesso em seu futuro serão aquelas que descobrirem como cultivar nas pessoas o comprometimento e a capacidade de aprender em todos os níveis, do nível estratégico ao operacional.

 

Complementa sua argumentação apresentando as 5 disciplinas fundamentais das empresas que valorizam e estimulam a aprendizagem em sua cultura organizacional. Saiba quais são:

  • Domínio pessoal
  • Modelos mentais
  • Construção de uma visão compartilhada
  • Aprendizagem em equipe
  • Pensamento sistêmico

 

Senge explica que, para dar certo, todas as disciplinas devem ser colocadas em prática, destacando que são ligadas pela quinta disciplina. Incorporar essa cultura nas empresas significa ampliar constantemente suas habilidades em permanecerem vivas no futuro.

 

Aliás, também faz um alerta para as principais deficiências do processo de aprendizagem nas organizações. Conheça-as:

 

"Eu sou meu cargo": limitação à função e falta de objetivos.
"O inimigo está lá fora": a culpa é sempre dos outros.
“A ilusão de assumir o controle": confundir reatividade com proatividade.
"A fixação em eventos": cegueira para eventos graduais e foco nos imediatos.
“A ilusão de aprender com a experiência”: ênfase na experiência direta sem análise das consequências das ações.

 

Desperte sua capacidade de aprender

A FIA Online pode contribuir para sua evolução e dos profissionais ao seu redor, consequentemente aperfeiçoar desempenhos e resultados individuais e coletivos. 

 

“As organizações que aprendem são possíveis porque,
no fundo, todos somos aprendizes”.
– Peter Senge

 

Conheça o portfólio de cursos de pós-graduação e MBA online que fará diferença na sua carreira. Faça parte da elite do mundo corporativo, tendo acesso à metodologia exclusiva de networking.

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!