content

As lições de carreira do ex-diretor do Banco Central

Luiz Fernando Figueiredo, considerado um dos grandes nomes do mercado financeiro brasileiro e, com mais de três décadas de experiência no setor, compartilhou suas principais lições de carreira.

 

 

 

Atualmente, Figueiredo, que é CEO e sócio-fundador da Mauá Capital e ex-diretor do Banco Central, destacou, em entrevista para a Revista Exame, que desenvolver a resiliência é fundamental para trilhar um caminho de sucesso.

Trajetória profissional

Figueiredo se interessou pela economia desde muito cedo. Para ele, seu avô, um dos presidentes do Banco do Brasil e um dos fundadores do Banco Itaú, foi sua maior inspiração para entrar na área. Em 1982 iniciou a sua própria jornada, assumindo a função de caixa na Supra DTVM, uma Corretora de Valores e, desde então, conquistou diversos feitos em sua carreira.

 

Entre 1999 e 2003, o economista foi um dos diretores da maior instituição financeira do país, o Banco Central. Já em 2005, mesmo em um momento de instabilidade, Luiz Fernando Figueiredo fundou a Mauá Capital, uma gestora de recursos independente, que surgiu com um único objetivo: se tornar gigante. E conseguiu. Hoje, a empresa é considerada uma das principais referências do país em investimentos.

 

Leia também Ricardo Amorim conduz Aula Ao Vivo FIA Online.

 

Lições sobre carreira

Para Luiz, o principal ponto de destaque em uma carreira de sucesso é aprender a desenvolver a resiliência. “A empresa em que sou sócio hoje, a Mauá Capital, existe porque eu e alguns dos meus sócios fomos muito resilientes, senão ela não existiria. Tivemos momentos difíceis. Por isso, se você não tiver resiliência, a chance de ‘morrer na praia’ é enorme”, afirma.

 

Além disso, destacou que investir no lifelong learning é essencial, pois o início da carreira deveria ser dedicado apenas ao aprendizado. Em relação aos profissionais mais novos, Luiz foi direto: é preciso sair da zona de conforto. Segundo ele, mudar constantemente e se adaptar aos diversos cenários do mercado deveria fazer parte do nosso mindset.

 

Aprenda com a visão de profissionais renomados do mercado. Conheça os cursos de pós-graduação e MBA da FIA Online, que colocam você no radar das grandes oportunidades a partir da experiência de líderes do Brasil e da América Latina.


Faça uma formação que colocará você em outro patamar profissional. Matricule-se.

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!