content

A importância das soft skills para a sua carreira

Como anda o desenvolvimento das suas soft skills? Com as mudanças provocadas pela pandemia, os formatos de trabalho estão cada vez mais dinâmicos e habilidades interpessoais estão entre as mais valorizadas pelas empresas.

 

Recentemente, uma pesquisa realizada pela Manpower Group em mais de 40 países, indicou que um terço dos entrevistados vem investindo no treinamento de soft skills entre os seus colaboradores. No Brasil, onde foram ouvidos 450 profissionais, esse índice ficou em 43%.

 

Segundo a pesquisa, a pandemia evidenciou a necessidade de desenvolver habilidades como colaboração, comunicação e trabalho em equipe, independente do formato ou ambiente que se está inserido.

 

Cerca de 63% dos líderes consideram a saúde e o bem-estar como uma prioridade para 2021. A criação de novos modelos de trabalho, mais flexíveis e dinâmicos também está entre as prioridades, junto com o aprimoramento de competências, aprendizagem e desenvolvimento dos colaboradores.

 

Esses dados revelam a importância de desenvolver habilidades interpessoais e como as soft skills se tornaram fatores determinantes para o crescimento profissional e valorização do mercado.

 

Mas o que são as soft skills? E como podemos desenvolvê-las?

 

Bem, em poucas palavras, as soft skills são as nossas competências pessoais. Ou seja, são habilidades não-técnicas, relacionadas às nossas capacidades mentais, emocionais e sociais.

 

Elas estão diretamente ligadas a quem somos e não ao que sabemos fazer e determinam a forma como nos relacionamos e reagimos a diferentes situações. Colaboração, empatia e liderança são alguns exemplos de soft skills necessárias no ambiente corporativo.

 

Como estamos falando de competências relacionadas ao nosso comportamento, o desenvolvimento dessas habilidades acaba sendo muito individual e requer autorreflexão sobre nós mesmos e nossas atitudes. Esse tipo de análise é fundamental para o processo de autoconhecimento e melhoria contínua, tanto como indivíduos quanto como profissionais.

 

Determinar quais são as suas habilidades natas, as aptidões já desenvolvidas ou que você possui naturalmente, é uma boa forma de começar a lapidar suas soft skills e encontrar competências que ainda necessitam de aprimoramento.

 

  • Conheça as soft skills mais desejadas pelas empresas

 

Comunicação

Aprender a se comunicar com clareza e de forma objetiva é uma habilidade indispensável no ambiente corporativo. A comunicação eficaz é aquela que transmite uma ideia de forma clara, onde o receptor da mensagem é capaz de compreender exatamente o que você está querendo dizer.

 

Uma boa comunicação também inclui saber ouvir, contextualizar as informações que recebe, ter uma boa escrita e saber lidar e agir em diferentes situações. 

 

Criatividade

Para alguns, o pensamento criativo é algo que surge naturalmente, para outras pessoas ele precisa ser exercitado. Independente da forma como ele acontece, o pensamento criativo é sempre um combustível para a inovação. O estímulo da criatividade é um exercício de observação e curiosidade.

 

Colaboração

Como você pode contribuir para tornar os processos da sua empresa mais ágeis e a rotina de trabalho mais produtiva? Desenvolver uma atitude colaborativa pode ser crucial para a construção de uma cultura organizacional saudável e um ambiente mais criativo.

 

Empatia

Aprender a se colocar no lugar do outro é uma habilidade essencial, tanto na área pessoal como na área profissional. Essa soft skill é fundamental para as lideranças, pois além de transformar as relações entre empresa e colaboradores, ela torna as gestões mais abertas e humanas.

 

Resiliência

Essa habilidade está diretamente relacionada à capacidade de nos recuperarmos em momentos de crise. Muito além da força, ela diz respeito a nossa maturidade emocional, a capacidade de nos adaptarmos a mudanças e a nossa resistência frente à pressões e desafios que possam surgir em nossa trajetória.

 

Liderança

Podemos dizer que essa competência é uma união entre todas as habilidades anteriores. É impossível ser um bom líder sem se comunicar de forma assertiva e eficaz, sem executar um bom trabalho em equipe ou possuir um pensamento criativo e inovador. Desenvolver as soft skills é o primeiro passo para assumir uma liderança proativa e eficiente.

 

Desenvolva suas habilidades

Soft skills garantem ambientes mais saudáveis, produtivos e colaborativos. Através dessas habilidades, é possível transformar relações e desenvolver uma postura profissional mais focada, assertiva e motivada.

 

Os cursos de pós-graduação e MBA da FIA Online vão além das competências técnicas, entregando habilidades como liderança, pensamento analítico e visão estratégica de negócios. Conheça o nosso portfólio e amplie seus conhecimentos em uma das mais conceituadas escolas de negócios do mundo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!