content

De trainee a CEO: 3 lideranças executivas que viveram essa jornada

Conheça a trajetória de três profissionais que ingressaram em programas de trainee e hoje ocupam cargos de CEO.

 

 

 

O desenvolvimento de uma liderança executiva pode ser um processo complexo. Mas, se esse é o seu objetivo, saiba que buscar por programas de trainee pode encurtar muitos caminhos e até prepará-lo para a cadeira de CEO.

 

Essa é uma ferramenta bastante adotada por companhias consolidadas, uma vez que possibilita

moldar profissionais à cultura da empresa. Não por acaso, alguns dos principais executivos C-level forjaram suas carreiras a partir dessa experiência.

 

Para inspirar você, selecionamos três histórias de profissionais que encontraram nos programas de trainee um marco de aprendizado e desenvolvimento pessoal e profissional, além de uma importante alavanca de carreira. Boa leitura!

 

Conheça 3 CEOs que começaram suas carreiras como trainee

 

Sheyla Resende, CEO da Gafisa

 

Há 14 anos, Sheyla Resende ingressou na construtora e incorporadora Gafisa através de um programa de trainee. Iniciava ali uma trajetória que passaria por diversas áreas da empresa e a levaria ao mais alto cargo, o de CEO, desafiando um setor até hoje liderado por homens.

 

Sheyla ResendeA formação em Engenharia Civil contribuiu para que desenvolvesse a visão macro e a capacidade de gerir projetos na área, avalia a executiva. Antes de tornar-se CEO, ocupou cadeiras executivas de gestão de pessoas. Uma experiência que, segundo relatou à Forbes, a trouxe um olhar mais humano, o que acredita que deve ser um pilar de qualquer negócio na atualidade.

 

Àqueles que desejam chegar à presidência de uma grande empresa, ela sugere buscar ambientes que favoreçam o crescimento e que estejam alinhados ao seu propósito. Além disso, é importante manter a disposição para aprender, entendendo que o mercado e o conhecimento mudam constantemente.

 

Você também pode se interessar pelo artigo Novo perfil dos CEOs: conheça as habilidades essenciais para o cargo.

 

 

Fabio Faccio, CEO da Lojas Renner

 

Outro executivo de destaque que iniciou sua trajetória como trainee é Fabio Faccio, CEO da Lojas Renner. A gigante do varejo brasileiro é responsável pelas marcas Renner, Camicado, Youcom e Ashua, e emprega diretamente cerca de 24 mil pessoas.

 

Fabio FaccioAdministrador por formação, Faccio entrou na empresa em 1999. Desde então, desafios não faltaram. Reconhecido por seu potencial, tornou-se gerente de loja, gerente regional e, posteriormente, gerente-geral de lojas.

 

No cargo, permaneceu até 2014, quando passou a ocupar a cadeira de diretor de Lojas. Também liderou as áreas de Operações e Produto da Renner. A passagem por diferentes funções dentro da organização trouxe aprendizados e visão aprofundada sobre o negócio, fazendo com que fosse indicado pelo conselho ao cargo de CEO, substituindo José Galló.

 

“No meu papel de hoje, é muito importante ter essa visão. E poder trabalhar o futuro da empresa com conhecimento de quais são as fortalezas, qual o propósito, como é a cultura”, diz. Em 2022, ele foi eleito pela Forbes um dos 10 melhores CEOs do País.

 

Leia também 5 conselhos de CEOs para uma liderança voltada à transformação.

 

 

Mariana Dias, CEO da Gupy

 

A experiência como trainee também pode ser o impulso para conquistar a posição de CEO de outra forma: através do empreendedorismo. Foi o que aconteceu com Mariana Dias, fundadora da Gupy. Hoje, a HR Tech atende clientes como Gol, Reserva, Renner, Movida, entre outros.

 

Mariana DiasFormada em Administração, Mariana entrou no processo seletivo da Ambev em 2010, buscando trabalhar com marketing. Por conta de seu perfil, recebeu da empresa a proposta para atuar na área de Gente e Gestão, com a promessa de que, se não desse certo, poderia seguir para o setor pretendido.

 

A experiência acabou por revelar a paixão pela área de Relações Humanas, ao mesmo tempo em que permitiu identificar as dores de grandes empresas e candidatos na contratação.

 

Envolvida em projetos que tentavam identificar as correlações de perfis de colaboradores que mais traziam resultados para a companhia, ela percebeu que os processos de recrutamento não traziam o mindset de melhoria contínua. De outro lado, as ferramentas disponíveis na época eram pouco amigáveis para os usuários.

 

Assim, veio o insight de criar a Gupy. Através de inteligência artificial e análise de dados, a empresa opera como uma plataforma integradora que promove o recrutamento ágil. Fundada em 2015, já captou mais de R$ 40 milhões em investimentos.

 

 

Gostou de conhecer a trajetória dessas três lideranças executivas? Conhece algum profissional de destaque que fez esse percurso e que poderia integrar este artigo? Então, deixe um comentário e compartilhe sua opinião conosco.

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!