8 tendências de e-commerce para aplicar ao seu negócio
Conheça as principais apostas e tendências para manter a competitividade do seu e-commerce na economia atual.
Após uma aceleração de crescimento durante a pandemia, o e-commerce apresenta projeções menos otimistas, de acordo com a Organização Mundial do Comércio. As projeções econômicas, no entanto, reforçam a necessidade de que empresas se preparem para uma economia mais lenta.
Nesse sentido, acompanhar as principais tendências do e-commerce torna-se vital para conquistar o público. Afinal, marcas que oferecem conveniência e experiências positivas podem atrair mais atenção, preferência e lealdade do consumidor.
Por isso, selecionamos 8 tendências de e-commerce para você acompanhar e aplicar aos negócios.
1. As decisões de compra estão mais intencionais
Em 2022, a alta de preços e a ameaça de recessão levou consumidores a realinharam seus orçamentos com seus valores pessoais. Com a inflação como principal motivador, 75% mudaram seus hábitos de compra, segundo pesquisa da Fedex.
Além disso, 62% dos compradores afirmaram que estão fazendo menos compras por diversão ou impulso. Em contrapartida, estão mais focados na família, em experiências como viagens e diversão em família e no bem-estar.
Nesse contexto, reforçar a comunicação sobre qualidade e valor gerados pelo seu produto pode ser uma boa alternativa. Você pode explorar a credibilidade por meio de avaliações, cobertura da imprensa, certificações ou prêmios.
2. Cresce a relevância do social commerce
As mídias digitais vêm ocupando um espaço cada vez mais importante na jornada de compra, entregando visibilidade e acessibilidade ao produto. E o resultado disso reflete nas vendas. Até 2025, a Insider Intelligence estima que o social commerce movimente US$ 107 bilhões nos Estados Unidos.
Por trás desse movimento, estão tendências comportamentais como o uso dos motores de busca de plataformas como TikTok e Instagram, substituindo a pesquisa no Google, por exemplo.
Para aproveitar o melhor do social commerce, é válido explorar táticas como vídeos, transmissões ao vivo ou histórias. Conteúdos gerados pelo usuário e influenciadores também ajudam a envolver os compradores.
3. O e-commerce internacional deve continuar crescendo
Comprar fora do seu país é uma prática cada vez mais adotada por consumidores em todo o mundo.
Atualmente, 57% dos usuários online compra internacionalmente. Mais de 40% dos norte-americanos buscam marcas internacionais - principalmente através das redes sociais mídia e motor de busca.
Entre as principais razões para isso, estão: preços mais baixos (41%), a procura por itens não disponível localmente (38%) e a descoberta de produtos (35%).
Para manter a competitividade nesse mercado, vale apostar em atendimento ao cliente de alta qualidade, rapidez nos prazos de entrega, descontos atraentes e promoções, além de estratégias de marketing omnichannel.
4. A sustentabilidade está no alvo dos consumidores e na agenda das marcas
Marcas mais sustentáveis são um desejo de 82% dos compradores, e a Geração Z está na liderança. Segundo pesquisa da Accenture, os consumidores estão adotando práticas e produtos sustentáveis para reduzir as pressões orçamentárias.
Isso pode significar consertar e reaproveitar pertences (38%), comprar produtos reutilizáveis e recarregáveis (38%), compra de artigos em segunda mão (30%) e produtos reciclados ou recondicionados (29%)
Nesse sentido, pequenas ações podem ser o ponto de partida para um programa de sustentabilidade a longo prazo. Um exemplo é implementar embalagens recicláveis ou reutilizáveis, optar por caixas menores para enviar itens e oferecer opções sustentáveis por uma taxa adicional.
5. Aumenta a opção por pagamentos digitais convenientes
Os consumidores continuam a exigir uma variedade maior de métodos de pagamento convenientes e flexíveis. Essas opções podem fornecer uma experiência de checkout mais fácil, gerando mais vendas.
Conforme o levantamento The State of Shipping Report 2022, 25% dos clientes afirmam já ter abandonado uma compra porque seu método de pagamento preferido não estava disponível.
Para alinhar seu negócio a essa tendência, considere carteiras digitais para remover barreiras de checkout e opções Buy Now, Pay Later (BNPL) para fornecer a flexibilidade que os consumidores desejam. Vale também promover esses métodos de pagamento em suas mensagens para atrair novos clientes e abordar pontos problemáticos.
6. Atendimento automatizado reúne comodidade e agilidade
Um suporte ao cliente de qualidade pode ser decisivo para a compra, além de aumentar a satisfação do cliente e evitar devoluções ou cancelamentos. Também contribui para fidelizar clientes, o que pode representar mais de 50% da receita total de um comércio eletrônico.
Ter acesso a respostas para suas dúvidas em precisar entrar em contato com o suporte é algo esperado por 79% dos consumidores. Para atender a essa exigência, é possível explorar canais como e-mail, push/SMS, chatbot ou pesquisa inteligente.
Analisar os dados de interações em e-mails pós-compra, avaliações, pesquisas, entre outros, pode ser uma forma interessante de identificar oportunidades adicionais para aprimorar a experiência do cliente.
7. Experiência de entrega é crucial para a satisfação do consumidor
Uma entrega rápida e confiável é considerada o fator número 1 para a tomada de decisão em compras online. Dos abandonos de carrinho, 56% ocorrem por dúvidas em relação à entrega. E mais: 75% dos compradores pagariam por uma entrega mais rápida.
Portanto, quanto mais transparente for o seu processo de entrega mais segurança estará transmitindo ao consumidor. Para isso, aposte em mensagens de entrega claras e consistentes em todo o experiência on-line. Considere as comunicações pós-compra para manter o cliente informado a cada passo e realize o acompanhamento da entrega para feedback.
8. Facilidade nas devoluções versus políticas rígidas
Na tentativa de ajudar combater aumento de custos, muitos varejistas estão mudando suas políticas de devolução, tornando-as mais rígidas. Em contrapartida, os consumidores exigem facilidade nas devoluções.
Nesse cenário, é preciso usar a criatividade ao construir sua estratégia de devoluções. Não tenha medo de introduzir uma taxa em troca de um serviço mais conveniente ou de uma experiência sustentável.
Outra alternativa para reduzir o volume de devolução é recorrer a conteúdos sobre o produto e ferramentas de atendimento ao cliente – esta pode ser a chave para descobrir oportunidades de melhoria.
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